AD Belém SP Ceifeiros Missões

10 filmes sobre surdos

Separamos 10 filmes que retratam a experiência de vida de pessoas surdas e que vão te ajudar a pensar melhor sobre o assunto além de ampliar o seu repertório. Só no Brasil há 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva.

Para começar, indicamos o filme Sound of Metal: um jovem baterista teme por seu futuro quando percebe que está gradualmente ficando surdo. Duas paixões estão em jogo: a música e sua namorada, que é integrante da mesma banda de heavy metal que o rapaz. Essa mudança drástica acarreta em muita tensão e angústia na vida do baterista, atormentado lentamente pelo silêncio. O ator Riz Ahmed é o protagonista do longa que tem a participação da atriz surda Lauren Ridloff.  Não recomendado para menores de 16 anos.

Outro filme é Babel: estrelado por Brad Pitt e Cate Blanchet, que interpretam Richard e Susan, um casal americano em férias no Marrocos. Um ônibus repleto de turistas atravessa uma região montanhosa, quando um disparo de fuzil atinge Susan. O ato gera um incidente diplomático envolvendo pessoas de pontos diferentes do mundo, incluindo um homem, interpretado pelo ator Koji Yakusho, que tenta superar a morte de sua esposa e ajudar a filha surda. Não recomendado para menores de 16 anos.

O próximo filme, Em silêncio é baseado no romance “Dokani “,  escrito por Kong ji -Young que retrata fatos reais sobre uma escola para deficientes auditivos, onde um professor, tenta denunciar publicamente os crimes encobertos de docentes e diretores que abusam sexualmente de alunos com deficiência auditiva. Não recomendado para menores de 18 anos.

Não deixe de assistir ao filme Nada que eu ouça que descreve o dilema do casal Laura (que é surda) e Dam ( que é ouvinte), em decidir se o filho deles, Adam (surdo), realize uma cirurgia de implante coclear. Os pais de Adam se relacionam bem, até que o único filho deles, perde a audição. O casal passa a discordar sobre a medida a ser tomada quando adam perde a audição aos quatro anos de idade. Dam acredita na importância do filho ouvir novamente, Laura, enxerga a situação de outra forma, para ela, seu filho deve se aceitar como é, e assim ser feliz.

A linguagem do coração – A história acontece em 1897, final do século XIX na França. Marie Heurtin (Ariana Rivoire) é uma moça que nasceu cega e surda. Vivendo em seu próprio mundo, sem conseguir se comunicar, o pai dela a manda para um convento que cuida de crianças surdas. Entretanto, devido à falta de condições para tratá-la, a madre superiora (Brigitte Catillon) a recusa. Graças à insistência da freira Marie Margueritte (Isabelle Carré), que diz que pode cuidar dela apesar de seu problema de saúde, a madre superiora volta atrás em sua decisão. Só que fazer com que Marie aprenda questões básicas de higiene e convívio com outras pessoas não é uma tarefa nem um pouco fácil. Classificação: Livre.

A Família Bélier – Paula (Louane Emera) é uma adolescente francesa que enfrenta todas as questões comuns de sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais… Mas a sua família tem algo diferente: seu pai (François Damiens), sua mãe (Karin Viard) e o irmão são surdos e mudos. É Paula quem administra a fazenda familiar, e que traduz a língua de sinais nas conversas com os vizinhos. Um dia, ela descobre ter o talento para o canto, podendo integrar uma escola prestigiosa em Paris. Mas como abandonar os pais e os irmãos? Classificação 12 anos.

The Hammer – Matt Hamill enfrentou dificuldades antes de se sagrar três vezes campeão de luta livre. Nascido sem a audição, o lutador usou sua deficiência como vantagem e se tornou o primeiro atleta surdo a vencer um campeonato universitário nacional. Não recomendado para menores de 14 anos.

Crisálida – Conheça histórias de jovens surdos que enfrentam os desafios de uma sociedade desenhada apenas para ouvintes. Ao cruzar narrativas e personagens, seu objetivo é evidenciar como o contato com as Libras é o agente transformador em um universo visual. Não recomendado para menores de 14 anos.

Sem Folego – Em Sem Fôlego, ao atender um telefonema, o garoto Ben (Oakes Fegley) é atingido pelo reflexo de um raio, que caiu bem em sua casa. Esta situação faz com que seja levado a um hospital em Nova York, onde descobre que não consegue mais ouvir um som sequer. Em 1927, a jovem surda Rose (Millicent Simonds) foge de sua casa em Nova York para encontrar sua mãe, a consagrada atriz Lillian Mayhew (Julianne Moore). A vida destes dois garotos que não conseguem mais ouvir está interligada a partir de um livro de curiosidades, que os leva ao Museu de História Natural. Classificação: Livre.

E para terminar, o clássico O Milagre de Anne Sullivan. A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança. Classificação: Livre.

Não se esqueça de preparar a pipoca e, é claro, observar a classificação dos filmes.