AD Belém SP Missões

AD Belém alcança crianças cearenses

Crianças recebem reforço escolar

Por intermédio do Instituto Social Irmã Meire Castro, cerca de 400 crianças são educadas, alimentadas, ouvem o Evangelho e ganham perspectiva de um futuro melhor.

Há 20 anos, nasceu o trabalho missionário em Guaraciaba do Norte/CE, região na Serra de Ibiapaba, a 300 quilômetros de Fortaleza. O presidente do Instituto Irmã Meire Castro, pastor e missionário João de Castro, foi o idealizador do projeto. De acordo com sua explanação, o intuito era interromper o ciclo que levava crianças à prostituição e criminalidade. “As crianças do Nordeste, a maioria delas, vêm de famílias desajustadas e numerosas; quando crescem, boa parte envereda-se para o mundo do crime e prostituição. Vão embora para São Paulo, Rio de Janeiro; são crianças que não tiveram acesso à escola, não tiveram infância; então, isso chamou nossa atenção para criar uma maneira de socorrê-las e mudar o futuro delas. Se cada criança não vier a ser um cristão, pelo menos será um bom cidadão”.

A AD Belém, por meio da SEMADS, Secretaria de Missões do Setor 04, Santana, São Paulo/SP, liderado pelo pastor Flauzilino Araújo, é parceira do Instituto Social Meire Castro e da igreja Assembleia de Deus em Guaraciaba do Norte. O vínculo da AD Belém com o missionário João de Castro vem de longas datas. Ele nasceu em Aracajú/SE, aceitou a Cristo aos 23 anos, no Ceará. Veio para São Paulo em 1986 e permaneceu até 1998. Fez o seminário teológico na Escola Cícero Canuto de Lima, congregou no Setor 40, Embu das Artes, onde foi levado ao ministério de evangelista.

No fim dos anos 1990, ele se voluntariou para atender a necessidade de obreiros na Igreja cearense, quando se deparou com a falta de cuidados que as crianças de Guaraciaba do Norte sofriam. Iniciou o projeto com poucos recursos, mas atendeu dezenas de crianças. De acordo com ele, o número cresceu assustadoramente. “Começamos com 60 crianças e aumentou para 100, 200…; hoje estamos com 440 crianças nesse projeto”.

O Instituto

Meire Castro, esposa do Pr. João de Castro, que era seu braço direito, faleceu em 2015; por isso, o Instituto recebeu este nome em sua homenagem. A Instituição hoje é reconhecida pelo prefeito de Guaraciaba do Norte e pelo governo do Estado do Ceará, devido a maneira pela qual se envolve na vida das famílias. De acordo com o pastor João, o Instituto já exerce influência nas crianças antes mesmo de nascerem. “Há um projeto novo chamado Criança Saudável, que começa ainda no pré-natal. A mulher engravida e o projeto já lhe dá assistência, para que seu filho nasça saudável. O projeto, na realidade, atende crianças a partir dos três anos e acompanhamo-las até a fase adulta, aos 18 anos, quando ingressam na faculdade; mas, já existe esse olhar do projeto que atende à criança no ventre”.  

O instituto Meire Castro oferece às crianças uma agenda completa, como explica seu diretor, Pr. João: “As crianças participam do projeto de terça a sexta-feira em tempo integral. Temos aula de reforço, prática de esporte, ensino religioso, informática. A maioria delas é atraída apenas por causa da alimentação, por serem seus pais muito carentes. No período da pandemia, o projeto atendeu a comunidade com cestas básicas, por causa das crianças”. A área da saúde também é uma prioridade para o Instituto Meire Castro. “Oferecemos exames de sangue, fezes, urina, atendimento odontológico, exame de vista, etc.; o projeto proporciona a compra de óculos, quando necessário”.

Tentativa de boicote e expansão

O início dos trabalhos do Instituto Meire Castro despertou ciúme na liderança da Igreja Católica local, a ponto de o padre aconselhar os membros a não frequentarem o projeto, como relata o Pr. João: “Quando iniciamos o cadastro das crianças, para encaminhá-las aos nossos parceiros, o padre aconselhou as famílias a não aderirem ao projeto e a não cadastrar seus filhos, com receio de que as pessoas saíssem de sua igreja; Mas, aqueles que participaram, eles mesmos se encarregaram de falar bem do projeto, porque é um trabalho muito bem-feito, que atende às crianças em suas necessidades, com medicamento, atendimento odontológico e oftalmológico; existem outras várias áreas que o nosso trabalho alcança”.

Após os primeiros atendimentos, a comunidade aprovou o trabalho e o projeto foi obrigado a abrir mais vagas e já se expandiu para outro bairro. O Instituto constrói, na atualidade, uma sede para organizar o atendimento e as novas demandas. Quem desejar obter informações sobre o Instituto Meire Castro ou enviar uma ajuda, basta entrar em contato pelo telefone (88) 998654667, e falar com o Pr. João de Castro Neto.