AD Belém SP Ceifeiros

AD Belém traz missão à pauta em IV Simpósio

Centenas de inscritos participaram do evento

Secretaria de Missões (SEMEADO), AD Belém em Osasco/SP, debate missão na era digital para os não-alcançados no Brasil

A quarta edição do Simpósio de Missões da SEMEADO reuniu, na AD Belém, Setor 05, em Osasco/SP, lideranças que militam a causa das missões no Brasil. Aproximadamente 800 pessoas inscreveram-se para o evento que aconteceu nos dias 16 a 18 de março, com 10 palestras, que levaram o público a uma imersão em missões. O pastor José Amaro da Silva, dirigente local e diretor da SEMEADO, destacou que a Secretaria de Missões, “tem servido ao Ministério do Belém, a fim de conscientizar a igreja da importância da obra missionária. Nada acontece aqui sem a bênção de nosso presidente, pastor José Wellington Bezerra da Costa”.

O pastor Astrogildo Adolfo Américo, secretário de missões do Ministério do Belém, representou o Pr. José Wellington Costa Junior, presidente da CGADB. Ele trouxe uma reflexão sobre a necessidade que a humanidade tem de ouvir sobre a salvação e utilizou o texto bíblico sobre a vida de Zaqueu. Outra personalidade que marcou presença na abertura do evento, foi o pastor Saulo Gregório, diretor-executivo da SENAMI (Secretaria Nacional de Missões da CGADB). Ele destacou a importância das Assembleias de Deus no movimento missionário da última hora e o apoio que a CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil) tem dado às secretarias de missões das convenções estaduais, e acrescentou que “é importante olharmos não só para a missão transcultural, mas para a missão nacional e os desafios internos que temos em nosso país, como, por exemplo, os povos ribeirinhos, quilombolas e indígenas”. Pr. Saulo prestou um relatório com muitas informações sobre o trabalho que tem desenvolvido à frente da SENAMI desde 2017, período em que tem servido como diretor-executivo.

O segundo dia do Simpósio contou com a experiência da missionária Sônia Mendes, que serviu como missionária transcultural por 32 anos, em países como o Peru e o Senegal, onde conviveu entre muçulmanos. Ela serve atualmente como diretora da Missão Kairós e treina jovens vocacionados para os desafios do campo. A segunda palestra da noite foi do pastor Eduardo Leandro, diretor de missões da Assembleia de Deus em João Pessoa/PB, que falou sobre as estratégias para se alcançar os campos de maneira mais rápida.

Pr. José Amaro da Silva, líder da AD Belém Osasco

Missão digital e não-alcançados no Brasil

No sábado, as palestras retomaram às 15h, com uma palavra do Pb. Leandro Domingos, empresário e especialista em marketing digital. Ele falou sobre o uso das mídias sociais e de aplicativos para promover o Reino de Deus. Em 50 minutos de palestra, mostrou como o meio digital é mal utilizado pelos cristãos e que o investimento individual e coletivo na evangelização de amigos, familiares e pessoas desconhecidas, é mínimo. Em sua mensagem, também fez advertências, para que a igreja e seus membros não caiam nas armadilhas digitais. O pastor João Araújo, presidente da Missão Kairós, ministrou a segunda palestra da tarde. Ele destacou o grande avanço da obra missionária, do ponto- de-vista universal, e da importância de uma instituição como a Kairós, que se dedica à formação de novos missionários.

O último período do dia iniciou com a palestra do pastor Wallace Rodrigues, presidente da Assembleia de Deus em Macaé/RJ, e vice-presidente da Missão CONFINS, quando mostrou a realidade do sertão brasileiro e a necessidade de investir em missão com o foco no sertanejo, através da estratégia e tecnologia na perfuração de poços artesianos e na construção de templos pré-moldados em parceria com a SENAMI. “Temos chegado a vilarejos que nem mesmo a igreja católica chegou. Fizemos um casamento coletivo, no início do ano, no povoado de Limoeiro, no município de Guaribas/PI, onde duas mil pessoas participaram do evento; na ocasião, uma das noivas era a feiticeira do povoado, algo que impactou e glorificou a Deus. O Pr. Wallace é engenheiro da Siemens.

No término do evento, o pastor Eder Toledo, diretor de missões da Assembleia de Deus Fonte da Vida, em Vitória/ES, finalizou a rodada de palestras que havia iniciado na quinta-feira, 16 de março. Ele trouxe uma reflexão com base na passagem em que Jesus, acompanhado de uma multidão, dirigiu-se a uma festa judaica, e destacou seu olhar misericordioso e sua atitude, ao parar à beira de um tanque para curar um paralítico. Os organizadores do simpósio, os pastores José Amaro da Silva, Joel Moisés, Jair Felisbino e Jorge Luís, divulgaram para o público a data da Conferência Missionária da SEMEADO, agendada para os dias 16 a 18 de agosto.