AD Belém SP Capelania

Capelania realiza 1º Simpósio do ano

Após um longo período de fechamento e estagnação nas instituições, o setor de Capelania promove despertamento para despertar crentes ao ide de Jesus

 No segundo sábado de 2022, no dia 08 de janeiro, aconteceu o Simpósio de Capelania da CGADB e da CONFRADESP, na AD Belém antiga sede, Conselheiro Cotegipe, 273. O evento foi dirigido pelo capelão da CGADB e da CONFRADESP, o pastor Agostinho, e teve duração de aproximadamente quatro horas. O evento contou com a participação de aproximadamente 130 irmãos e irmãs, e a participação de um líder setorial, o pastor Dirceu Doneda, de Vargem grande Paulista, estes, ligados à nossa denominação e também outros de várias denominações, segundo divulgação feita pelas redes sociais, principalmente em grupos de WhatsApp. A equipe de capelania marcou presença na administração do simpósio.

 O simpósio foi iniciado pelo pastor Agostinho, que deu uma palavra de incentivo e motivação, um chamado à responsabilidade de cada um no reino de Deus, em Josué 1:2, com o título: “Levanta-te!”. Após a prédica, o evento continuou com a apresentação do seguinte organograma de capelania: Informação, que leva o participante a conhecer a base teológica para a capelania; conscientização, que trata de aspectos jurídicos para o acompanhamento desse trabalho; e estruturação, que é a parte técnica, o dia a dia em cada situação de trabalho. Há no Brasil, mais de dez tipos de capelania nos mais diversos setores da sociedade, desde maternidade até capelania fúnebre, mas as mais assessoradas e conhecidas são a capelania hospitalar e a capelania carcerária. Cada participante escolhe em que área deseja atuar e realizar esse trabalho que é voluntário, e não conta com o apoio de dízimos e ofertas. Deve ser encarado como um ministério.

Haverá ainda mais duas reuniões para dar continuidade ao conhecimento e carga que os participantes necessitam ter antes de dar início ao seu trabalho. No dia 22 de janeiro (sábado) a carga horária será de cinco horas e será voltado para a especialização do voluntariado em capelania. E depois, no dia 29 de janeiro (sábado), mais cinco horas de carga, tratando da especialização dentro do segmento que cada um escolher. Os participantes serão divididos em vários módulos. Após essas três reuniões, o participante poderá obter a sua credencial para trabalhos em capelania, reconhecido pela CGADB e pela CONFRADESP, levando a assinatura do capelão e do pastor presidente. Também será disponibilizado aos participantes, mediante custo, um certificado do simpósio.