Colunistas Missões Notícias

DESINTOXICAÇÃO PARA A ALMA PERSA:

SÉRIE SAT-7 DE ACONSELHAMENTOS CRISTÃOS PARA O IRÃ E O AFEGANISTÃO

“Muitas pessoas nos países persas vivem com traumas”, diz Annahita Parsan, apresentadora de uma nova série de aconselhamento bíblico no canal Persa da SAT-7. O abuso doméstico, emocional e sexual, assim como as atitudes negativas, deixa cicatrizes profundas. Mas a mensagem libertadora de sua série, “Detox for the Soul”, é que ninguém com essas cicatrizes emocionais e mentais seja uma causa perdida: Pois eles podem ser libertos.

Embora agora seja uma líder cristã, cuidando de uma congregação mista de suecos e iranianos em Estocolmo, Annahita não fala por teoria. Sua própria história, contada em uma biografia emocionante, Stranger No More, é angustiante.

Seu primeiro marido morreu em um acidente de carro no primeiro ano de seu casamento. Como uma nova mãe com apenas 19 anos, ela cedeu à pressão da sociedade para se casar novamente; apenas para se encontrar em um relacionamento de pesadelo com um agressor violento. Quando ele entrou em confronto com as autoridades no início da pós-revolução no Irã, Annahita não teve escolha a não ser fugir do Irã com seu marido. Isso significava caminhar pelas montanhas, imagine isso, no inverno, com um bebê recém-nascido, e enfrentar abusos e detenção em outro país antes de chegarem à Suécia. Lá, ela foi finalmente capaz de escapar de seu marido violento, encontrar segurança e aos poucos descobrir uma nova vida em Cristo.

“Tratamento da alma”

Hoje, Annahita pastoreia uma igreja em Estocolmo, composta de suecos e pessoas de origem persa (iranianos e afegãos). Ela também viaja muito pela Suécia, ensinando e ministrando palestras sobre cuidados da saúde mental cristã. “Tratamento da alma” é a palavra, ela explica, e que descreve bem o seu trabalho, dado com a ajuda do Espírito Santo e dons espirituais.

“Vemos vários exemplos de Jesus oferecendo este ‘tratamento para a alma’ na Bíblia”, explica ela. “Ele se senta com pessoas como a mulher samaritana, agora com seu sexto parceiro, e, aparentemente, evitada por outras pessoas em sua comunidade”.

“Aquela mulher estava doente da alma, não do corpo; mas, depois de se encontrar com Jesus, ela foi liberta antes de ir embora”.

A paixão de Annahita é ver as pessoas libertas das feridas de experiências traumáticas e das mensagens tóxicas e comportamentos prejudiciais que as prendem. Tendo ela mesma conhecido muitas dessas coisas e sido curada delas, Annahita está bem-posicionada para ajudar outras pessoas. Ela entende as dificuldades que os outros estão enfrentando e pode identificar as causas, diz ela.

“Os ouvintes rapidamente notam o que eu compartilho, porque eles reconhecem que muitas vezes eu tive experiências semelhantes. Eles se abrem rapidamente, porque eu entendo qual é o problema ”, diz ela.

Algumas das questões que Annahita aborda em seu ministério e na nova série do SAT-7 são especialmente prevalentes na cultura persa. Um é a prática religiosamente sancionada de casamento temporário (conhecido como “sigheh”), onde um homem pode ter relações conjugais com uma mulher por um tempo específico e partir sem quaisquer consequências. O abuso sexual também é generalizado, diz Annahita, minimizado pelo que realmente é e uma questão de tabu.

A série também examina outras formas de abuso e os comportamentos prejudiciais que são frequentemente transmitidos de uma geração para outra. Olha as raízes do pensamento tóxico que leva a comportamentos prejudiciais e os contrasta com o pensamento de Deus, ajudando as pessoas a “renovar suas mentes”, como Paulo ensina (Romanos 12.2), para que não fiquem mais presas a essas falsas ideias.

“Você também pode matar alguém com suas palavras”, diz Annahita. Vários episódios, portanto, exploram o poder das palavras e como, ao abraçar as palavras de Deus e a verdade sobre nós e aqueles ao nosso redor, podemos evitar o uso dessa linguagem tóxica.

Pioneirismo

Mikael Tunér, produtor da série Detoxing the Soul, está muito animado com o programa. “A saúde mental cristã é quase desconhecida na cultura persa”, explica ele. “Esta é provavelmente a primeira série da SAT-7 PERSA totalmente dedicada a ela e Annahita é uma das poucas mulheres ensinadoras que são capazes de transmitir este ensino de uma forma muito clara e prática”.

O ensino também é relevante para pessoas de todas as origens religiosas ou mesmo quem não tenha qualquer religião, enfatiza Annahita. “Alguém pode ser cristão, mas ainda pode estar lutando com problemas do passado”.

Outros espectadores também podem estar buscando liberdade das coisas que os prendem. Por meio do programa, eles obterão uma compreensão mais profunda e aprenderão o que significa acreditar em Jesus. “Você pode abrir seu coração e ter um relacionamento com Ele”, ela lhes diz. “Quando cremos nEle, podemos receber a fé para sermos curados”.

O perdão costuma ser a chave para a cura, diz ela, falando novamente por experiência própria. Depois de anos de comportamento controlador, violento e cruel de seu ex-marido, ela foi capaz de perdoar e orar por ele. Ela diz: “Quando você é capaz de perdoar, você recebe paz e pode começar a construir uma vida que não é mais cheia de contendas”.

ORAÇÃO

Por favor, ore para que Detox for the Soul seja a chave para a cura e libertação em Cristo para muitos telespectadores em todo o mundo persa (Afeganistão e Irã). Espera-se que a série vá ao ar antes do final do ano.

A Situação de muitas mulheres que vivem no Irã e Afeganistão, devido os relacionamentos opressivos que vivem ou viveram, realmente pode causar nelas muito sofrimento emocional que se arrasta por toda uma vida. Mas o Senhor Jesus tem trazido às pessoas, tanto na Pérsia, quanto no Brasil e em todo o mundo, uma paz, muito excelente, que excede todo o entendimento.

Nele está a vida e a esperança; sua alegria é nossa força, e por sua palavra alcançamos a constatação de tudo isso (fé).

A SAT-7 tem sido um veículo de transmissão do amor de Deus àquelas pessoas que jamais teriam condições de ouvir Sua palavra de outra forma. Uma verdadeira janela aberta para o céu.

Tenha você a alegria e o conforto do Senhor, mas também ore e apoie esta linda estratégia missionária, chamada de SAT-7.

www.sat7brasil.org/envolva-se

Pr. Reinaldo dos Santos

Reinaldo dos Santos é Pastor, Ministro do Evangelho na Igreja Assembleia de Deus em Barueri/SP Ministério do Belém, em auxílio ao Pr. Paulo Lucas Sacramento. Doutorado em Ministério pelo CPAJ Mackenzie/RTS USA; MBA Planejamento Estratégico (IPEC SP); Engenheiro Eletricista com especialidade em Telecomunicações (FESP SP). É Diretor Executivo da SAT-7 Brasil www.sat7brasil.org e www.sat7.org / Docente do Instituto Haggai www.haggai.com.br / Presidente Nacional da Aberimest www.aberimestbrasil.org / Professor de Telecomunicações FIEB https://fieb.edu.br

[email protected]
+55(11) 9-7277-1590