Jornal Ceifeiros - Dezembro 2020

2 EXPEDIENTE COMISSÃO DOÓRGÃO CEIFEIROS EM CHAMAS Fone: 55 011 2796 9122 Ramais: 01228 / 01229 / 01254 15.000 Exemplares Toda comissão, pastores, colaboradores e articulistas do jornal Ceifeiros, prestam serviços voluntários para o órgão. Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representa necessáriamente a opinião do editor, nem do conselho editorial. Distribuição Mensal Gratuita: R: Conselheiro Cotegipe, 273 Belém São Paulo - SP - Cep: 03058-000 ESCREVA - NOS [email protected] FALE CONOSCO Presidente Pr. José Wellington Bezerra da Costa Diretor Executivo Pr. José Wellington Costa Júnior Vice-Diretor Executivo Pr. Antonio Mardonio Nogueira Vieira Secretários 1° Jaime Feliciano Lopes 2º Pr. Paulo Silva 3º Pr. Emanuel Barbosa Martins Tesoureiros 1º Pr. Lélis Washington Marinhos 2º Pr. Daniel Medeiros Rocha 3º Pr. Astrogildo Adolfo Américo Eventos Pr. Ivan Tavares Ribeiro Pr. Marcos Almeida Pr. Dario Estevão Barbosa Marketing Pr. João Barbosa da Silva Pr. Davi José da Silva Pr. Gilberto Correa de Andrade Conselho Fiscal Presidente: Pr. Evandro de Souza Lopes Pr. Samuel Padilha de Siqueira Pr. Miriano Francisco das Neves Pr. José Felipe da Silva Pr. José Prado Veiga Captação de Recursos Pr. José Roberto Freitas Pedro Pr. Davi Fonseca Pr. Izaque Costa de Oliveira Pesquisa Pr. José de Oliveira Pr. Sérgio Ferreira da Paz Pr. Alberto Brito de Almeida Jornalismo Pr. Edson Silva de Melo Pr. Israel Padilha de Siqueira Pr. Jeremias Borges de Souza Editor-Chefe Pr. Antonio Mardonio Nogueira Vieira Editor Dário Ferreira do Nascimento Colaboradores Geisel de Paula Reider Pinheiro Comunicação AD Belém O órgão Ceifeiros está localizado no 2° Andar - Sala Valdir Nunes Bicego Por: Pr. Antonio Mardonio Vice-Diretor Executivo e Editor-Chefe Pr. José Wellington Bezerra da Costa Presidente do Ministério do Belém e da CONFRADESP 04. Solus Christus – Somente Cristo: “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem, o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo” (1 Tm 2.5,6). Jesus é o caminho, e a verdade e a vida que nos garantem o direito da salvação. Através de seu sangue derramado na cruz do Calvário, temos nossos pecados perdoados, mediante nosso sincero arrependimento. 05. Soli Dei Gloria – Somente a Deus Gloria: “Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade” (Sl 115.1). Toda honra e glória pertencem somente ao nosso Criador, que nos fez a sua imagem e semelhança. Somente o Todo-poderoso garante nossa sobrevivência e nos abençoa dos mais altos céus. Ele nos salvou pela graça, através da fé que depositamos em Jesus Cristo. EDITORIAL PALAVRA DO PRESIDENTE BRADESCO AG. 165-1 CC. 89 458-3 ASSEMBLEIA DE DEUS A Origem do Natal Os 5 Pilares da Reforma Protestante 02. Sola Fide – Somente a Fé: “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: ‘O justo viverá pela fé’” (Rm 1.16,17). A salvação só pode ser alcançada por intermédio da fé. Nossas obras não conseguem nos salvar do pecado e de suas consequências. 03. Sola Gratia – Somente a Graça: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9). A graça é o favor imerecido de Deus. Ele não nos salva porque merecemos. Nenhum de nós estava apto para a vida eterna, porque todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus. Não há nada que possamos realizar para fazermos jus à salvação. CONTRIBUA COM O CEIFEIROS A escolha desta data foi determinada pelo papa Júlio I (337-352 d.C.) e tornou-se mais tarde feriado em todo Império Romano por intermédio de um decreto do imperador Justiniano (529 d.C.). O vocábulo natal é uma palavra de origem latina (natalis), que significa nascimento, derivado do verbo cascor. Surgiram vários símbolos que representam essa comemoração, cada qual com um significado distinto e com origem pagã ou religiosa. A Ceia de Natal tem sua origem na Europa, quando as pessoas costumavam deixar as portas de suas casas abertas para receberem os viajantes. Ela simboliza a união e a confraternização das famílias. Na véspera do dia 25 de dezembro, os familiares reúnem-se em volta da mesa para participarem desta tradição. Na cultura brasileira é comum ter o peru, as frutas secas e de época, além do já tradicional panetone. Celebrar o Natal é uma linda tradição que faz parte de nosso calendário cultural. É o momento em que vivenciamos o espírito natalino, ou seja, temos o prazer de trocar presentes com os nossos parentes e amigos mais próximos. Mas não nos esqueçamos que o mais importante é a comemoração do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, que se fez homem com o intuito de morrer por nós, a fim de nos resgatar da condenação eterna. E m 25 de dezembro come- mora-se no mundo cristão o nascimento de Cristo. Trata-se de uma das principais datas do cristianismo, ao lado da Páscoa, em que se celebra a ressurreição de Jesus. Há o chamado ciclo do Natal, contado até o dia 06 de janeiro, no total de 12 dias, período relacionado ao tempo que, conforme a tradição, os três reis magos, Baltazar, Gaspar e Melchior gastaram para chegar à Belém, cidade onde Jesus nasceu. Antes, era uma festa pagã. Em 25 de dezembro, na antiguidade, os romanos celebravam a chegada do inverno, quando cultuavam o deus Sol (natalis invicti Solis – natal do invicto Sol). Outros povos também comemoravam esta data pela passagem do tempo, como os mesopotâmicos, que cultuavam o deus Zagmuk, quando alguém era escolhido para ser sacrificado, pois acreditavam que, se não procedessem assim, depois de alguns anos surgiriam monstros devoradores. No Século IV, a partir do imperador Constantino, o Grande, quando o cristianismo foi oficializado como religião do Império Romano, o dia 25 de dezembro passou a ser celebrado como Natale Domini (Natal do Senhor), em alusão ao que a Bíblia afirma ser Jesus o Sol da Justiça. No entanto, não se sabe ao certo o dia em que Ele nasceu, talvez no fim de março ou começo de abril, quando o inverno já havia passado e tinha chegado a primavera. E No início do Século 16, exatamente em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero iniciou a Reforma Protestante, baseada em cinco pilares, que foram chamados de “somente”. Neste período, a Igreja Católica Romana estava distanciada dos princípios bíblicos e havia permitido que o sincretismo religioso, baseado nas religiões pagãs de Roma e Babilônia, corroesse sua estrutura. Estas são as expressões latinas que firmaram esta mudança: 01. Sola Scriptura – Somente as Escrituras: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Tm 3.16,17). A Bíblia é o nosso vade mecum, ou seja, nosso manual de conduta. Todo ensinamento deve ser fundamentado na Palavra de Deus. Ela é a única autoridade de regra e fé.

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