Jornal Ceifeiros - Dezembro 2020

7 VIDAS MARCANTES E ster Andersson nasceu no dia 26 de fevereiro de 1898, em Varnhem, Västergötland, Suécia. Ela pertenceu e foi enviada pela Igreja Elim em Billdal. Chegou ao Brasil em 21 de março de 1921, no grupo de missionários que acompanhou naquele ano Daniel Berg em sua viagem de regresso ao nosso país. Trabalhou em Belém do Pará até 1925. Depois, foi atuar em Fortaleza (CE). Também cooperou no Orfanato Betel no Recife (PE), fundado por Joel Carlson. A partir de 1933, trabalhou no Rio de Janeiro (RJ). Em 1935, foi para Campinas (SP), onde trabalhou na distribuição de literatura. SBB M uitas igrejas desenvolvem um excelente trabalho voltado para as crianças. As escolas bíblicas/ dominicais, por exemplo, ensinam a elas histórias e valores da Bíblia, organizando as crianças, em geral, por faixas etárias e dispondo de professores que se dedicam com muito esmero para instrui-las. As editoras, também, costumamproduzir materiais didáticos preparados especialmente para o público infantil. Existemmuitos livros com histórias bíblicas publicados para esse segmento. No entanto, quando olhamos o que acontece nas igrejas para os jovens, vemos que a intensidade do trabalho nem sempre é a mesma. Embora existamministérios e organizações que se dedicam a esse grupo, a fartura de material disponível para os jovens não é tão grande. A experiência indica que muitas crianças que passam sua infância na igreja, quando alcançam a juventude, atravessam um período de questionamento da sua fé. O jovem é exposto a uma série de experiências que, por vezes, colocam em dúvida suas convicções e os fundamentos da sua vida. Muitos, nessa idade, até abandonamo contato com a igreja. Mais tarde, alguns deles voltam, enquanto outros seguem rumos diferentes. É importante que a igreja dê a devida atenção aos jovens. Há vários textos na Bíblia que enfatizam que cada geração deve ser ensinada na Palavra de Deus. Em Deuteronômio 6.6-9, lemos: “Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se. Tambémdeve amarrá-las como sinal na sua mão, e elas lhe serão por frontal entre os olhos. E você as escreverá nos umbrais de sua casa e nas suas portas”. O texto bíblico mostra como deve ser esmerado e intenso o ensino da Palavra. No Salmo 145, aprendemos uma importante lição. Uma geração precisa ensinar a outra geração a respeito de Deus: Após um descanso na Suécia, em plena Segunda Guerra Mundial, retornou em março de 1940 junto com Algot, Rosa Svensson e Ella Turesson. O navio em que viajam foi torpedeado e nada aconteceu com eles. Foram levados à Inglaterra e de lá viajaram para o Brasil. Ela trabalhou no Estado de São Paulo, nas cidades de Mogi-Mirim e Itapira, quando abriu igrejas juntamente com a missionária Ella Turesson. Em novembro de 1945, elas fundaram a igreja em Caçapava. Ali, em 18 de setembro 1949, inauguraram um templo para 150 pessoas. Depois de atuar em outras frentes de trabalho, Ester seguiu para Cornélio Procópio (PR), onde permaneceu durante seis anos. Sua grande paixão era evangelizar. Nos lugares onde ela iniciou o trabalho, há hoje grandes igrejas. Morreu em 12 de março de 1969, aos 71 anos de idade, após 48 anos de serviço missionário no Brasil. “Uma geração louvará à outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos. Meditarei no glorioso esplendor da tua majestade e nas tuas maravilhas. Falarão do poder dos teus feitos tremendos, e eu anunciarei a tua grandeza” (vs. 4-6). O texto indica que não apenas uma geração ensina a outra geração, mas que a geração que é ensinada aprende e passa a ensinar a seguinte. Oprocesso de ensino e aprendizagem tem continuidade entre as gerações. Esse mesmo tema é tratado, com outras palavras, no Salmo 71. Nele, o autor, que é um ancião, pede a Deus que não o leve enquanto ele não tiver ensinado a nova geração a respeito do Senhor. “Não me desampares, ó Deus, agora que estou velho e de cabelos brancos, até que eu tenha declarado à presente geração a tua força e às gerações vindouras o teu poder” (v. 18). Tudo isso mostra a importância da conexão do jovem com a Bíblia. Esse é o tema e o foco proposto pe l a Sociedade Bíblica do Brasil para os próximos dois anos, a fim de promover ações que levem o jovem a ler a Bíblia Sagrada, amá-la e viver os ensinamentos contidos nela. Dito de outro modo, o que se quer é desenvolver uma nova geração de pessoas que amam e seguem a Palavra de Deus. Para começar esse processo, a sugestão é que, na celebração do Dia da Bíblia de 2020, que acontece no segundo domingo de dezembro, as igrejas façamum culto especial, enfoquem o tema “O jovem e a Bíblia” e promovam reflexões sobre ele. O personagem bíblico que pode ser destacado é o jovem Samuel. Foi ele que, ouvindo a voz de Deus, disse: “Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve” (1 Sm 3.10). Erní Walter Seibert Diretor Executivo da SBB ESTER ANDERSSON (1898-1969) OS JOVENS E A BÍBLIA Fonte: Dicionário do Movimento Pentecostal - CPAD Missionária sueca, trabalhou durante 48 anos nas Assembleias de Deus brasileiras, quando abriu igrejas em São Paulo e trabalhou no Pará, Ceará, Pernambuco e Paraná

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