Jornal Ceifeiros - Fevereiro 2023

2 EXPEDIENTE COMISSÃO DOÓRGÃO CEIFEIROS EM CHAMAS Fone: 55 011 2796 9122 Ramais: 01228 / 01229 / 01254 Toda comissão, pastores, colaboradores e articulistas do jornal Ceifeiros, prestam serviços voluntários para o órgão. Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representa necessáriamente a opinião do editor, nem do conselho editorial. Distribuição Mensal Gratuita: 15.000 Exemplares R: Conselheiro Cotegipe, 273 Belém São Paulo - SP - Cep: 03058-000 Nosso Endereço [email protected] FALE CONOSCO Presidente Pr. José Wellington Bezerra da Costa Diretor Executivo Pr. José Wellington Costa Júnior 1º Vice-Diretor Executivo Pr. Antonio Mardonio Nogueira Vieira 2º Vice-Diretor Executivo Pr. Paulo Lucas Sacramento Secretários 1° Pr. Jaime Feliciano Lopes 2º Pr. Sérgio Silva 3º Pr. Emanuel Barbosa Martins Tesoureiros 1º Pr. Lélis Washington Marinhos 2º Pr. Daniel Medeiros Rocha 3º Pr. Astrogildo Adolfo Américo Eventos Pr. Ivan Tavares Ribeiro Ev. Tiago Bertulino Pr. Dario Estevão Barbosa Marketing Pr. João Barbosa da Silva Pr. Davi José da Silva Pr. Gilberto Correa de Andrade Conselho Fiscal Pr. Samuel Padilha de Siqueira Pr. Marco Almeida Pr.Vilson Rodrigues de Almeida Pr.Fabio Marcos Tiponi Pr. José Prado Veiga Captação de Recursos Pr. José Roberto Freitas Pedro Pr. Davi Fonseca Pr. Rafael Pereira Pesquisa Pr. Felipe Soares da Silva Pr. Daniel Ganga Frizzas Pr. Alberto Brito de Almeida Jornalismo Ev. Aguinaldo Bernardino Lopes de Sá Pr. Israel Padilha de Siqueira Pr. Jeremias Borges de Souza Editor-Chefe Pr. Antonio Mardonio Nogueira Vieira Editor Dário Ferreira do Nascimento Redator Geisel de Paula O termo carnaval vem do latim carnis levale, que significa retirar a carne, por causa do jejum que era realizado durante a Quaresma, e para que fossem controlados os prazeres carnais dos foliões. Esta festa popular está relacionada a duas festividades babilônicas: As saceias, quando um prisioneiro substituía o rei, vestia-se com a roupa dele, era-lhe servido a refeição real e dormia com as esposas e concubinas do mandatário, e, em seguida, era assassinado. A outra festa era realizada pelo rei durante a primavera, no começo do ano novo. Tudo acontecia dentro do templo de Marduk, o principal deus da Babilônia, quando o governante se despojava de seu poder e era surrado diante da estátua daquele ídolo, a fim de mostrar aos seus súditos, sua submissão a essa divindade. Em seguida, ele reassumia seu cargo, após demonstrar a todos, sua total obediência àquela entidade satânica. Aassociação entre o carnaval e as orgias praticadas neste festejo relaciona-se com as festas greco-romanas, como as bacanais, celebradas ao deus do vinho, Baco (para os romanos) e as dionisíacas, dedicadas à divindade Dionísio (para os gregos), constituídas pela embriaguez e pelos prazeres da carne. Havia ainda, em Roma, a Saturnália, em dezembro; e a Lupercália, em fevereiro, o mês das divindades infernais. Pr. Antonio Mardonio 1º Vice-Diretor Executivo e Editor- Chefe do Órgão Ceifeiros em Chamas Pr. José Wellington Bezerra da Costa Presidente do Min. Belém e da CONFRADESP EDITORIAL PALAVRA DO PRESIDENTE A Origem do Carnaval sistema político e financeiro para a sobrevivência humana na face da Terra. O socialismo é uma doutrina política, econômica e filosófica que surgiu no século XVIII. Seu propósito foi o de transformar a sociedade, através do confisco dos meios de produção e do controle dos recursos econômicos, por meio da classe trabalhadora e da gestão pública baseada no princípio da igualdade social. Seus mentores Com o estabelecimento do Cristianismo como religião oficial do Império Romano, a Igreja Católica resolveu dar a estas festas um caráter mais cristão. Foi então sugerida a Quaresma, período de 40 dias antes da Páscoa, com o propósito de que os fiéis jejuassem e mortificassem seus corpos. No término do carnaval, todos devem ir à igreja, na quarta-feira, para receberem a cinza na testa, para jamais esquecerem que são pó e em pó hão de se tornar. Esta festividade foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses, inicialmente por meio do entrudo, uma brincadeira de mau gosto em que um folião jogava nos outros água suja ou urina. A partir do século XX, a popularidade do carnaval fez surgir os sambistas, praticantes do estilo musical pertencente à cultura africana. Surgiu, então, como ápice da festa, o desfile das escolas de samba. Concluímos que o carnaval é uma festa pagã, quando o desejo da carne é extravasado pela imoralidade e promiscuidade. A Igreja Católica a assimilou, com o propósito de que nestes dias de festejo, os excessos sejam contidos, e todos, na quarta-feira de cinza, devem pedir perdão a Deus. A Bíblia condena esta prática. Aproveitemos este momento para evangelizarmos os foliões, mas nunca nos associemos com eles para celebrarmos esta festa mundana. O capitalismo baseia-se no direito à propriedade privada, no lucro e na acumulação da riqueza. A palavra capital vem do latim capitale, que significa “cabeça”, em alusão às cabeças de gado, cuja quantidade determinava o grau do poder econômico de cada indivíduo. Hoje, este termo está relacionado ao dinheiro. Quanto mais se tem, mas se deseja possuir, pois não há limite para se acumular bens materiais. O capitalismo estabeleceu-se na Europa Ocidental, devido a mudanças no sistema feudal, ocasionadas pela centralização do poder nas mãos dos reis e da ascensão da burguesia, a partir do comércio e da circulação de novas mercadorias. O aparecimento de novas técnicas de fabricação e o aumento da urbanização das cidades, permitiram o novo modus-operandi na produção que causaram o barateamento e a melhor distribuição dos produtos industrializados. O capitalismo garante o direito à propriedade; à livre iniciativa; à livre concorrência; à lei de mercado (oferta e procura); ao lucro, como o objetivo principal da produção; ao acúmulo de riqueza; à instituição do trabalho assalariado; ao controle dos sistemas produtivos. Através deste prisma, observa-se que este é o melhor Banco SantanderA/G 4580 C.C 13004625 – 8 CONTRIBUA COM O CEIFEIROS Socialistas, no entanto, capitalistas afirmavam que a sociedade deve ser erguida sobre bases comunitárias, na economia baseada na necessidade coletiva, e não no lucro. O jornalista e agitador Noel Babeuf foi um dos precursores do socialismo. Ele defendeu propostas socialistas, como a reforma agrária e a tributária. No século XIX, surgiram Karl Marx e Friedrich Engels, que, baseados em um método científico, fizeram duras críticas ao capitalismo, e apresentaram um programa político de libertação da classe trabalhadora. Eles são considerados os mentores do comunismo. Há um paradoxo entre o socialismo e o capitalismo. Nas nações que adotaram o comunismo como sistema econômico, filosófico e político, seus líderes defendem o princípio da igualdade social, mas eles próprios não dividem seus bens materiais com os mais necessitados, para o estabelecimento de uma sociedade mais justa. Eles oprimem a todos cidadãos de seus países, mas possuem fortunas incalculáveis. São socialistas, no entanto, capitalistas. Foto: Pixabay

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