AD Belém SP Mundo Evangélico Notícias Reportagens

Igreja evangélica na Índia transforma templo em hospital de campanha

O Centro de Atendimento Covid Care foi construído em tempo recorde de 10 dias nas dependências da igreja, que também arcou com as despesas

A Igreja Templo do Calvário atenuou a fúria da segunda onda da Covid-19 na cidade de Hyderabad, capital do Estado de Telangana, no Sul da Índia, ao construir em 10 dias o Centro Covid Care, para atender a população. O líder da igreja, Pr. Satish Kumar, trabalhou ao lado dos membros, ao preparar um espaço da igreja para acomodar centenas de leitos hospitalares e montou uma cozinha para produção de alimento em grande escala, a fim de alimentar tanto os pacientes como a população que mora no entorno.

Pr. Satish Kumar

A iniciativa do Pr. Satish Kumar surgiu após os hospitais da cidade entrar em colapso pela alta demanda de atendimento. O Centro Covid Care oferece atendimento médico, leito hospitalar equipado com oxigênio e comida. A atitude do pastor impactou a comunidade local que é majoritariamente hindu e muçulmana.

Um vídeo gravado nas dependências da igreja revelou a gratidão das pessoas que passaram pelo hospital de campanha e elogiaram a iniciativa da igreja de atender qualquer pessoa, independentemente de sua religião. “Eu sou muçulmano e eles me atenderam; eles fornecem tratamento e alimentação gratuitos e reforço da imunidade. O médico cuida ao máximo de cada indivíduo. Os hospitais privados exigiram muito dinheiro, e foi nesta condição indefesa que eu vim aqui e agora estou recuperado”, disse um homem após receber alta.

“Hindus ou muçulmanos são aceitos sem barreiras religiosas ou de outras regiões; todos são aceitos aqui. Ninguém se atreve a começar um centro de atendimento em igrejas, mas o irmão Satish Kumar ousou fazê-lo, porque nos ama. É por isso que ele abriu um centro de atendimento”, disse uma mulher.

Igreja armazenou alimentos antes da eclosão da segunda onda

A igreja Templo do Calvário também se destacou, ao mobilizar uma campanha de arrecadação de alimentos, que ocorreu cerca de dois meses antes do agravamento da segunda onda da pandemia no País.

De acordo com o portal de notícias gospel guiame.com.br, o Pr. Satish Kumar teria recebido uma revelação de Deus, que o mandou armazenar comida. A declaração foi dada por um amigo de Kumar, o também pastor Michael Brown em um artigo para a Cristian Post. “Ele estava preocupado com o bem-estar de seus membros durante a pandemia e pensou em como Deus usava José no Egito para armazenar alimentos, a fim anular o efeito da fome que se aproximava. Com as medidas de lockdown, que ficaram mais severas, e muitos dos membros mais pobres não teriam acesso a um supermercado, isso poderia ser uma questão de vida ou morte”, destacou Brown.

Com o programa de arrecadação de alimentos em pleno funcionamento, Pr. Satish Kumar não distribuiu apenas para os membros da igreja, e explicou o motivo: “O coronavírus não tem casta, credo, região nem religião. Da mesma forma, o amor de Cristo também não tem região nem religião. Por isso, decidimos dar esses kits para aqueles que nos ligaram, inclusive sacerdotes hindus, pastores e imãs muçulmanos, que receberam nossa ajuda”, contou o Pr. Kumar.

Após as primeiras doações, o pastor chegou a ser inspecionado pelo governo sob a suspeita de que ele fazia proselitismo religioso. O portal guiame.com informou: “Quando funcionários do governo examinaram as caixas, esperavam encontrar materiais evangelísticos entre os alimentos, mas não viram algo que pudesse ‘incriminar’ o pastor e seu ministério”.

A igreja Templo do Calvário tem relevante histórico de prestação de serviços sociais. Durante a pandemia, a denominação já distribuiu cerca de 5,5 milhões de refeições para 30 mil famílias, além de roupas, cobertores para os sem-teto e providenciou um lar para idosos abandonados.

Pedidos de oração da Índia

A Agência Portas Abertas elencou os motivos de oração pela Índia:

Louve a Deus, porque muitos aceitam a Jesus na Índia por meio de curas milagrosas e do corajoso testemunho dos cristãos indianos. Ore para que isso continue e muitos mais conheçam Cristo.

Clame por proteção para nossos irmãos e irmãs, especialmente aqueles que são novos convertidos, e aqueles que vivem em áreas rurais e estão particularmente isolados. Peça que Deus ajude as famílias e comunidades a aceitarem a nova fé deles. 

Ore a Deus pela continuação do trabalho dos parceiros de Portas Abertas. Que sejam protegidos e inspirados pelo Espírito Santo a oferecer apoio prático e encorajamento para aqueles que mais precisam de ajuda.

A índia é o 10º país na Lista Mundial da Perseguição 2021.