AD Belém SP

Mães Virtuosas

Pixabay

       No mês de maio, no segundo domingo, comemoramos o Dia das Mães, as heroínas que nos conceberam em seus ventres e trouxeram-nos à existência. É mais do que justo prestarmos a elas uma singela homenagem, ao fazermos menção de vários nomes de mulheres que estão registrados na Bíblia como guerreiras que concederam a seus filhos uma excelente educação, no temor do Senhor nosso Deus:

       Eva, a mãe de todos nós. Por causa de sua desobediência, ao descumprir a ordem de não comer do fruto proibido que se encontrava no Jardim do Éden, deu à luz seus filhos com muitas dores. Mas este não foi o motivo de fazê-la desistir de ser mãe. Com ela, as mulheres aprendem a suportar e esquecer as dores da maternidade, que as fazem responsáveis pelo nascimento de todos os seres humanos que habitam na face da Terra.

       Sara, a mãe de Isaque, o filho da Promessa. Era estéril, e só aos 90 anos deu à luz seu único filho. Era uma mulher de personalidade forte, mas procurou ser submissa ao esposo, seu irmão por parte de pai. O nome dela está registrado na galeria dos heróis da fé, que registra em Hebreus 11.11: “Pela fé, também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido”.

       Joquebede, a mãe de Moisés. Uma mulher corajosa que usou sua criatividade para salvar seu filho caçula, que tinha apenas três meses de nascido. Mesmo ciente de que uma lei egípcia determinava a morte de todos os recém-nascidos do sexo masculino, ela o escondeu durante 90 dias, quando teve a sublime ideia de colocá-lo em um cesto betumado capaz de protegê-lo de afogar-se no rio Nilo, certa de que alguém iria salvá-lo da morte.

       Léia, mulher sofredora, rejeitada por seu marido Jacó, que amava muito mais sua irmã mais nova, Raquel. Também era estéril (Gn 29.31), mas Deus teve misericórdia dela e abriu-lhe a madre, a fim de permitir que tivesse sete filhos, seis do sexo masculino e um, do feminino. Jesus veio ao mundo através do matriarcado dela, que gerou Judá, através do qual o Filho de Deus nasceu para dar sua vida por nós, a fim de nos salvar da condenação eterna.

       Ana, a mãe de Samuel. Foi muitas vezes humilhada por sua competidora, Penina, a outra esposa de Elcana, que lhe concedeu vários filhos. Confiou em Deus e pediu-lhe que tirasse dela o opróbio de não poder ser mãe, por causa de sua esterilidade. Prometeu ao Senhor entregar em suas mãos o filho que Ele permitisse ser concebido por ela, a fim de servi-lhe por todos os dias de sua vida. Deus abriu sua madre e foi mãe de Samuel e de mais cinco filhos (1 Sm 2.21).

Pr. José Wellington B. Costa

Pastor José Wellington Bezerra da Costa é presidente da Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo.