AD Belém SP Ceifeiros Colunistas

NÃO TERCEIRIZE O IDE

Imagem de StockSnap por Pixabay

Quem de nós não já reproduzimos o jargão?

“Existem três grupos que fazem missões: O que vai, o que contribui e o que ora”. 

Parece piedosa a frase, mas essa ideia equivocada é responsável por um jogo de empurra-empurra que traz o entendimento de que a proclamação do Evangelho é responsabilidade de uma elite vocacionada, e muitas vezes gera em muitos crentes a sensação de desencargo de consciência; pois se são só algumas pessoas especiais que vão, então eu, contribuindo e orando, já fiz a minha parte. Ou seja?

Terceirizei o Ide, substituí o Ide pela doação de ofertas e orações.

Entretanto, o Ide jamais pode ser terceirizado. Nada substitui o Ide. Todas as contribuições, doações, ofertas são bem-vindas. As orações, óbvio, são indispensáveis. Mas nenhum cristão tem o direito de orar ou de ofertar, tão-somente para se eximir da responsabilidade de ir.

Infelizmente, muitas vezes temos o entendimento que só cumpre o Ide quem vai às terras longínquas. Não é verdade.

Há muita gente que nunca cruzou o oceano, nunca atravessou a fronteira, nunca saiu de seu Estado, mas está indo ao ponto de ônibus. Está indo à praça central da cidade. Está indo ao portão da escola. Está indo ao hospital. Está indo às cadeias…

E, diga-se, de passagem, o Ide é isto mesmo: “indo”, no gerúndio.

Portanto, as missões devem existir para servir a missão.

MISSÃO tem a conotação de que toda igreja está em missão.

A Missão não é da Igreja, a Missão é de Deus. É a Missio Dei.

A Missão precede a Igreja. A Igreja nasce da missão e dela participa.

Deus é o grande protagonista da Missão. Como define Justo González: “A Igreja é o resultado e a co-protagonista da missão de Deus”.

Deus enviou o Filho; o Filho enviou o Espírito Santo; e o Deus trino: Pai, Filho e Espírito enviou a Igreja ao mundo (Jo 20.21). 

Que haja urgentemente um despertamento da consciência missionária em nós.

Não podemos falhar nessa tarefa, pois nenhuma agência, nenhuma instituição, nenhuma organização, pode substituir a Igreja na pregação do Evangelho.

A tarefa da evangelização mundial Deus não confiou nem aos anjos, e sim à sua Igreja.

Que Deus nos ajude nesse desafio!

Pr. Nilson Gomes

Nilson Gomes é Pastor auxiliar na Assembleia de Deus ministério do Belém (sede), no bairro do Belenzinho, São Paulo-SP; escritor e pregador inflamado, há anos dedica-se a pregação do Evangelho. Teólogo, formado pelo seminário teológico ICEC – (Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos) e obteve sua graduação teológica pela Faculdade Unida de Vitória-ES.