AD Belém SP

Natal sem medo e com paz

Imagem de Jill Wellington por Pixabay

                A Bíblia é um livro surpreendente.  E para sermos surpreendidos, basta ler a Bíblia com atenção. Possivelmente você está lendo este artigo perto do Natal. Ou ele está a poucos dias de ser celebrado, ou ele foi celebrado há pouco. Nessa época de Natal, o comércio enfeita suas vitrines de maneira deslumbrante. Escolas preparam apresentações falando do nascimento de Jesus. Igrejas fazem programações especiais. Músicas emocionantes são tocadas em rádios e filmes sobre o tema destacam-se na TV. Apesar dessa quase onipresença, muitos ainda parecem indiferentes, assistindo aos programas como mero entretenimento, indo aos shoppings só para ver a decoração, ou às igrejas pelo prazer de apreciar a cantata da vez. Se uma escola inclui apresentações infantis na programação do Natal, provavelmente atrairá bom público, já que “comparecer é um costume”. Mas se é assim, o que a história do primeiro Natal tem de surpreendente nas páginas bíblicas?

                Quando o evangelista Lucas narra o Natal, no capítulo 2 de seu evangelho, ele conta que, quando Jesus nasceu, anjos apareceram nas campinas, fora da cidadezinha de Belém, anunciando que o Messias tinha chegado. Pois a primeira palavra pronunciada por um dos anjos foi: “Não tenham medo!” (Lc 2.10). Certamente o anjo, ao olhar para o rosto dos pastores, não viu ali um sorriso de boas-vindas, ou um deslumbramento pelo que eles estavam vendo. Ele viu, estampado no rosto deles, o medo. Por isso sua mensagem: “Não tenham medo!”.

                O medo foi companheiro de quase toda a humanidade nesses últimos anos. Quando se anunciou que estava chegando uma pandemia, muitos ficaram com medo. Quando os meios de comunicação anunciavam todos os dias mais e mais mortes por pessoas infectadas pelo vírus, isso causou angústia e medo. Aqui no Brasil, nas últimas eleições, muitas pessoas também sentiram medo pelo que poderia acontecer com nosso país. Notícias alarmantes vinham de diversas fontes.

                O medo também atinge as pessoas em particular. Doenças, acidentes, mortes, desemprego, seja da própria pessoa ou de algum familiar ou amigo, são causadores de medo. Teria o Natal uma mensagem para pessoas com medo? E a resposta é: SIM! Por isso o anjo, ao anunciar o Natal, começa dizendo: Não tenham medo! A razão para não ter medo não é outra se não o nascimento do Salvador de todos, o Messias, o Filho de Deus, Jesus Cristo. O nascimento de um menino, Jesus, é a boa notícia. Isso é surpreendente. O que elimina o medo não é a ausência de doenças, a recuperação da economia, a vitória de algum político. O que elimina o medo é a notícia do nascimento de Jesus.

                Continuando a ler o episódio relatado pelo evangelista Lucas, vemos que os anjos anunciam “glórias a Deus” e “paz na terra”. Deus é glorificado por trazer paz. A notícia da paz foi dada pelos anjos quando o território de Israel estava debaixo do domínio romano. A paz anunciada pelos anjos é uma paz que vai além do entendimento humano. Ela é uma paz que o ser humano só encontra quando ele se encontra com Deus. Um dos pais da Igreja, Agostinho de Hipona, reconheceu que seu coração só encontrou paz quando descansou em Deus.

                Não ter medo e ter paz são dois presentes do Natal. A mensagem dos anjos no Natal faz todo sentido. Quando recebemos a vitória sobre o medo, encontramos paz. Foi isso que, em essência, Jesus veio fazer ao assumir a forma humana. Ele veio nos livrar do medo e nos dar a paz que só ele pode dar. O que você acha disso? Ter um Natal sem medo e com paz? Seria algo surpreendente? Mas é isso que a Bíblia nos ensina. Feliz Natal, sem medo e com paz!

A SBB

Desde 1948, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) tem a missão de “semear a Palavra que transforma vidas”. Trata-se de uma organização beneficente, sem fins lucrativos, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é divulgar a Bíblia e a sua mensagem, tornando-a relevante para todas as pessoas. Para isso, traduz, produz e distribui a Bíblia — além de incentivar sua leitura e estudo — e desenvolve programas sociais que atendem a populações em situação de risco e vulnerabilidade social.

Erní Walter Seibert

Erní Walter Seibert é diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil, dourtor em ciências da religião e diretor do Museu da Bíblia.