AD Belém SP Notícias

Novembro Azul: O obreiro e a saúde

O Ministério do Belém promoveu palestra sobre a prevenção do câncer de próstata, durante a reunião de obreiros da capital e região metropolitana, no dia 18 de novembro.

A presidência da igreja aproveitou o ensejo em que diversas instituições adotam a campanha mundial Novembro Azul e tratou o tema saúde entre os oficiais do ministério. A palestra foi transmitida pela Drª. Aline Dantas Costa Riquetto, médica endocrinologista pediátrica.

Dra. ALine Costa Riquetto

Ela iniciou sua palestra com ênfase na prevenção e com o texto bíblico na terceira carta do apóstolo João, versículo 2: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma”. E acrescentou: “Os senhores que são obreiros e atuam na obra de Deus não devem se preocupar apenas com a saúde espiritual e emocional, mas também com o bem-estar físico; vocês têm um grande chamado em suas mãos e, para cumpri-lo, precisam estar bem de saúde”.

Ela explicou ainda o que é a campanha Novembro Azul e sua importância. Em seguida, pontuou de maneira bem expositiva com duas perguntas básicas. Primeira: O que é câncer? Segunda: O que é a próstata? Informou que o câncer de próstata é o tipo mais frequente entre os homens depois do câncer de pele. Ela trouxe também um dado alarmante: “O câncer de próstata é muito prevalente. Estima-se que durante o ano passado no Brasil surgiram 68,220 novos casos da doença. Risco estimado em 66,12% de novos casos a cada 100 mil homens, com mais de 14 mil mortes”. Alertou também quanto aos fatores de risco, como, por exemplo, a idade, histórico familiar e concluiu: “Lembrem-se que somos o templo do Espírito Santo e devemos cuidar bem do nosso corpo”.