Colunistas

Novidade no Mundo da Bíblia

            Quando os livros da Bíblia foram escritos, não havia imprensa. A imprensa com tipos móveis de Gutemberg só começou a se tornar um pouco mais popular no final do século XV e início do século XVI. Até aí, para ter uma cópia dos livros da Bíblia, era preciso copiar a mão. Mas nem por isso a tarefa era fácil. Nos tempos bíblicos não havia papéis da forma que os temos hoje. Os papiros (uma forma primitiva de papel) eram caros e raros. Muitos manuscritos eram feitos utilizando peles de animais, especialmente de cabras. Mas como se transmitia o conhecimento bíblico?

            A Bíblia era levada para as pessoas através da leitura em voz alta. Seja em reuniões menores, nos lares, também nas reuniões da Igreja, a leitura em voz alta era o grande meio de difusão da Bíblia durante séculos. Essa transmissão da Bíblia se inclui no que se chama genericamente de transmissão oral. Devemos ressaltar que, nesse longo período histórico, a maioria da população de quase todos os países era analfabeta. Eles não sabiam ler. Por isso a leitura em voz alta era a única maneira dessas pessoas poderem receber a Palavra de Deus.

            Com o advento da imprensa, a tecnologia permitiu que as cópias da Bíblia fossem multiplicadas muito rapidamente. Além disso, permitiu que cada cristão pudesse ter a sua cópia da Bíblia. A Bíblia também impulsionou os cristãos, a exemplo do povo hebreu, a alfabetizarem a população. O cristianismo foi um grande impulsionador de escolas populares. Antes as escolas eram quase que apenas das elites.

            Nos séculos XVII e XVIII, depois dos grandes movimentos de navegação que deram maior noção das dimensões do globo terrestre e da existência de outros povos, a igreja se empenhou em levar a mensagem bíblica para estes países que antes eram desconhecidos da maioria dos cristãos. O movimento missionário foi o impulsionador das novas traduções da Bíblia. Cada novo povo que recebia a mensagem cristã precisava ter a Bíblia traduzida para sua língua. Foi nesse contexto que surgiram as Sociedades Bíblicas. As Igrejas criaram e apoiaram as Sociedades Bíblicas para traduzir e difundir a Bíblia Sagrada. Essa difusão, pelas Sociedades Bíblicas, era majoritariamente feita com a Bíblia impressa.

            Nas últimas décadas surgiram novidades neste campo. A tecnologia mais uma vez abriu possibilidades para a difusão da Bíblia de outras maneiras. A internet tornou possível a difusão da Bíblia por meio de computadores, tabletes e celulares. Hoje os aplicativos da Bíblia são tão populares que a maioria das pessoas tem acesso à Bíblia pelo celular. Você pode ler a Bíblia em seu celular no site biblia.sbb.org.br. Bilhões de capítulos da Bíblia estão sendo lidos, todos os anos, dessa maneira.

            Mas a tecnologia continuou avançando e a Sociedade Bíblica do Brasil está lançando uma rádio web. As rádios e TV’s do futuro serão diferentes das atuais no seu modo de transmissão. Antes elas dependiam de antenas e receptores conjugados. Hoje toda a programação é transmitida digitalmente. Embora as pessoas ainda tenham rádios tradicionais nas casas e nos automóveis, o futuro indica que as rádios e TV’s serão diferentes dos atuais modelos. A rádio que a Sociedade Bíblica do Brasil está lançando pode ser acessada de qualquer celular, tablet ou computador com acesso à internet. Ela já pode ser acessada pelo site: radiobiblia.sbb.org.br. É só entrar no site e então clicar no botão “Ouvir Rádio”. A plataforma estará no ar 24 horas por dia e será a rádio que toca a Bíblia. Embora a maioria das Sociedades Bíblicas já tenham transmissões pelas redes sociais, a Rádio Bíblia SBB é a primeira rádio web de uma Sociedade Bíblica no mundo. Sem dúvida, essa é uma grande novidade. A Bíblia agora pode ser lida impressa, em aplicativos, e ouvida numa rádio web. Que Deus continue abençoando a difusão de sua Palavra.

A SBB

Desde 1948, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) tem a missão de “semear a Palavra que transforma vidas”. Trata-se de uma organização beneficente, sem fins lucrativos, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é divulgar a Bíblia e a sua mensagem, tornando-a relevante para todas as pessoas. Para isso, traduz, produz e distribui a Bíblia — além de incentivar sua leitura e estudo — e desenvolve programas sociais que atendem a populações em situação de risco e vulnerabilidade social.

Erní Walter Seibert

Erní Walter Seibert é diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil, dourtor em ciências da religião e diretor do Museu da Bíblia.