Ceifeiros

O Credo Atanasiano

       01. Qualquer um que deseja ser salvo, antes de tudo deve seguir a fé universal;

       02. Aquele que não a guardar integral e intacta, sem dúvida, perecerá eternamente;

       03. A fé universal é esta: que adoremos o único Deus na Trindade e a Trindade na Unidade;

       04. Ninguém pode confundir as Pessoas, nem separar o Ser;

       05. Pois uma é a Pessoa do Pai, outra a do Filho e outra a do Espírito Santo;

       06. Mas o Pai e o Filho e o Espírito Santo possuem uma só divindade, igual glória e igual majestade eterna;

       07. Assim como é o Pai, assim é o Filho, assim é também o Espírito Santo;

       08. Incriado é o Pai, incriado é o Filho, incriado o Espírito Santo;

       09. Imenso é o Pai, imenso o Filho, imenso o Espírito Santo;

       10. Eterno é o Pai, eterno o Filho, eterno o Espírito Santo;

       11. Contudo, eles não são três eternos, mas um só eterno;

       12. Como não são três incriados nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso;

       13. Igualmente o Pai é Todo-poderoso, o Filho é Todo-poderoso, o Espírito Santo é Todo-poderoso;

       14. Contudo, eles não são três todo-poderosos, mas um só todo-poderoso;

       15. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus;

       16. Contudo, eles não são três deuses, mas um só Deus;

       17. Assim, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor;

       18. Contudo, eles não são três Senhores, mas um só Senhor;

       19. Pois, assim como somos compelidos, pela verdade cristã, a confessar cada Pessoa singular como Deus e Senhor;

       20. Assim nos é proibido, pela fé universal, falar de três deuses ou três senhores;

       21. O Pai não foi feito por alguém, nem criado, nem gerado;

       22. O Filho não foi feito, nem criado, mas gerado, somente pelo Pai;

       23. O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado pelo Pai e Filho, mas está procedendo deles;

       24. Então, um só Pai, não três Pais; um só Filho, não três Filhos; um só Espírito Santo, não três Espíritos Santos;

       25. E nesta Trindade não há nada anterior ou posterior, nem maior ou menor;

       26. Mas todas estas três Pessoa têm a mesma eternidade e igualdade;

       27. Por isso, como já foi dito, seja venerada, em tudo, a Unidade na Trindade, assim como a Trindade na Unidade;

       28. Portanto, quem deseja ser salvo, deve reconhecer assim a Trindade;

       29. Mas é necessário, para a salvação eterna, crer também fielmente na encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo;

       30. Então, a verdadeira fé é que cremos e confessamos que nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é igualmente Deus e Homem;

       31. Ele é Deus da substância do Pai, gerado antes de todos os tempos, e Ele é Homem da substância da mãe, nascido no tempo;

       32. Perfeito Deus, perfeito Homem, subsistindo de alma racional e carne humana;

       33. Igual ao Pai, visto a natureza divina; menor que o Pai, visto a natureza humana;

       34. Ele, mesmo sendo Deus e Homem, não é dois, mas um só Cristo;

       35. Ele é um, não por ser convertida a divindade em carne, mas porque Deus assumiu a natureza humana;

       36. Ele é um, não por confusão da substância, mas pela unidade de uma Pessoa;

       37. Pois assim como a alma racional e a carne são uma Pessoa, assim Deus e Homem são um só Cristo;

       38. Ele padeceu por nossa salvação, desceu ao reino dos mortos, ressurgiu dos mortos no terceiro dia;

       39. Subiu ao Céu, e está sentado à direita de Deus Pai;

       40. Todas as pessoas vão ressurgir com seus corpos e dar contas de seus próprios atos;

       41. Os que tiverem feito o bem, entrarão na vida eterna; os que tiverem feito o mal, no fogo eterno;

       42. Esta é a fé universal: Quem não crer nela fiel e firmemente, não poderá ser salvo.

Pr. Antonio Mardonio

Antonio Mardonio Nogueira Vieira, pastor, jornalista, teólogo (estudou nos seminários católicos da ordem dos padres diocesanos nas cidades do Crato/CE e Fortaleza/CE), colunista, ex-comentarista da EBD (CPAD), coautor da História das Assembleias de Deus no Brasil publicada em 1981 (quando a denominação completou 70 anos), ex-chefe dos departamentos de Livros e de Escola Dominical da CPAD, ex-coordenador do CAPED, formado em Letras e Pedagogia, ex-diretor pedagógico da FAESP, atual pastor do Setor na Vila Formosa, São Paulo/SP, ex-presidente da AD em Mogi Guaçu/SP, ex-dirigente dos setores em Santana de Parnaíba/SP, São Bernardo do Campo/SP, Cajamar/SP, Embu Guaçu/SP, todos pertencentes ao Ministério do Belém, 1º vice-diretor e editor- chefe do Ceifeiros em Chamas.