Colunistas Geisel de Paula

O que é ser cristão?

Imagem de Pexels por Pixabay

Recentemente, recebi de um amigo uma pergunta contundente: Afinal de contas, o que é ser cristão? O que significa isso?

Acredito que ele não aceitaria uma resposta pronta e simples, como, por exemplo, o cristão é aquele que se parece com Cristo, ou que reflete em seus atos o caráter de Cristo, ou aquele que segue os princípios bíblicos ou que frequenta uma igreja evangélica. Desconfio que isso tudo ele já saiba. Creio que precisarei ir um pouco mais fundo na resposta.

Se olharmos para a história, veremos homens e mulheres que foram escolhidos, não segundo o seu modo de viver íntegro, ou por terem um histórico de boas ações, ou algum dom natural impressionante. A história mostra homens e mulheres comuns, gente com mais baixos que altos; alguns terríveis até, que não valiam nada, mas que a graça alcançou. Aqueles que reconhecem sua miserabilidade têm o bom solo para que a semente do Evangelho se desenvolva. Deus não aceita autossuficientes. Quando você se achega a Deus, a primeira coisa que cai é o seu eu. Isso define um cristão, a sua dependência. Deus gosta que seus filhos estejam à sua roda; não é a toa que a figura bíblica que define aquele que é de Deus é uma ovelha. Já pensou no fato de que todos os animais têm um estado selvagem, menos a ovelha? Ela é totalmente dependente de quem a guie e cuide. Assim deve ser o cristão.

Agora tudo isso não isenta o cristão de errar, de deixar o eu eclodir, e até de cometer atos que o levem para longe de Deus. Quando os projetos humanos são colocados à frente do que Deus preparou, caminhamos para longe daquele que nos criou. Deus sempre respeitará a nossa decisão, mesmo contrária à sua vontade, mas é importante frisar que só encontraremos a verdadeira realização nEle. Não quero dizer com isso que sua vida será repleta de realizações e felicidades; somente atente ao fato de que em Deus sempre haverá contentamento. Pode parecer pouco para quem vê, mas a promessa não acaba aqui. Outra característica do cristão é ter os olhos na eternidade, pois nossa vida nesta Terra é um sopro, como diz a Bíblia, mas temos morada preparada em outro lugar, em outro corpo, em outra realidade, mas com a visão clara de Deus, pois hoje vemos como enigma, mas na eternidade conheceremos como somos conhecidos, e isso é uma promessa.

Não importa o quão distante esteja do caminho; voltar-se para Deus sempre é a melhor opção e a confirmação de que você é um cristão verdadeiro, aquele que sabe que tem um dono, um Senhor, um Deus. Lembre-se sempre de uma coisa: A escolha não é baseada em méritos, no que você pode realizar ou fazer, e sim, na pura e simples graça, que é o favor imerecido.

Geisel de Paula

Geisel de Paula é repórter do site e jornal Ceifeiros em Chamas, bacharel em teologia pela Faesp.