AD Belém SP Ceifeiros Colunistas

Bíblia Sagrada – Leitura obrigatória para o Vestibular?!

Bíblia Sagrada – Leitura obrigatória para o Vestibular?!

            Imagine se a Bíblia Sagrada fosse indicada como leitura obrigatória para o vestibular das Universidades brasileiras. O que aconteceria? Qual seria a reação das pessoas? Qual seria a reação da imprensa? Como reagiria o Ministério da Educação? Haveria reação? Ou todos aceitariam como algo normal? O que você acha? Creio que isso seria uma grande controvérsia. Mas, se todos conseguissem superar essa controvérsia, que tipo de pergunta poderia ser feita a partir da leitura bíblica? O que ajudaria o conhecimento da Bíblia para o vestibulando?

            Quando se fala em literatura, a primeira coisa que se lembra é que são poucos os livros que venceram a barreira do tempo. Os livros que vencem a barreira do tempo o fazem por algum motivo importante. Para considerar um livro boa literatura é preciso ter vencido a barreira do tempo. A Bíblia é um desses livros. A Bíblia continua sendo lida por milhões de pessoas ao redor do mundo todos os dias. As pessoas se reúnem para ler e ouvir a Bíblia. São pessoas de diversas culturas e que encontram ensinamentos preciosos a partir dessa leitura.

            A Bíblia é o livro mais traduzido na história da humanidade. São milhares de traduções. E essas traduções não caem no esquecimento. Elas são usadas por pessoas que falam essas línguas. Há traduções que são verdadeiros clássicos, como a Septuaginta, a Vulgata, a tradução alemã de Lutero, a tradução inglesa de King James e a tradução em português de João Ferreira de Almeida, entre tantas outras.

            Da leitura da Bíblia as pessoas podem aprender a diferenciar diversos estilos literários. Na Bíblia se encontra poesia, textos legais, literatura apocalíptica, literatura biográfica. Cada um desses e dos outros estilos literários encontrados na Bíblia tem a sua própria forma de compreensão.

            Da leitura da Bíblia se aprendem informações históricas que, de outra forma, as pessoas dificilmente teriam. Embora muitas informações também estejam em outros livros, é graças à Bíblia que a maioria das pessoas sabem que o rei do Egito se chamava Faraó, por exemplo. A cidade de Ur da Caldeia, mencionada na Bíblia como sendo o lugar de onde Abraão saiu rumo à Palestina, quase não seria lembrada se não fora mencionada na Bíblia. A Bíblia, além das informações históricas, traz muitas informações geográficas sobre o Oriente Médio, o Norte da África e o Sul da Europa.

            Muitas informações culturais sobre a história da humanidade são conhecidas por muitas pessoas pelo fato de serem mencionadas na Bíblia. Unidades de medida antigas, moedas antigas, línguas antigas, tudo isso é mencionada nas páginas da Bíblia.

            Além disso, a Bíblia traz a experiência existencial do ser humano de forma tão realista que nem mesmo autores dos nossos dias conseguem superar. É por isso que as histórias bíblicas continuam sendo usadas como temas de filmes, novelas, peças de teatro e musicais. O mundo da arte não consegue ser bem entendido sem conhecimento da Bíblia.

            Uma das tendências contemporâneas é a de reduzir a Bíblia a um livro de religião. Não há dúvidas de que a Bíblia é o livro fundamental para a fé cristã. O Antigo Testamento é um livro que, além da fé cristã, é fundamental para a fé judaica. Mas a Bíblia é muito mais que um livro de religião. Muitas das críticas que são feitas à Bíblia carecem de fundamento porque as pessoas que as fazem repetem pontos de vista sem conhecerem ou terem lido este livro. Poderiam simplesmente dizer: “Não li e não gostei”.

            Após ler esse artigo sobre a Bíblia, você concorda que a Bíblia poderia muito bem ser indicada para uma leitura que faz sentido para um exame onde se verifica o conhecimento humano de sua própria história? Assim é a Bíblia. Um livro surpreendente. Mas, para ser surpreendido, é preciso ler.   

Erní Walter Seibert

Erní Walter Seibert é diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil, dourtor em ciências da religião e diretor do Museu da Bíblia.