Notícias

1º Fórum de Escola Bíblica Dominical na AD Belém

Evento promovido pela FAESP reuniu professores e superintendentes da EBD com espaço aberto para perguntas a serem respondidas pelos debatedores

O evento aconteceu no dia 11 de agosto e contou com as presenças dos pastores José Wellington Bezerra da Costa e José Wellington Costa Júnior, respectivamente, presidente e vice-presidente da FAESP, como debatedores, e o diretor-executivo da entidade, Pr. Elias Torralbo, como mediador do fórum.

As perguntas foram feitas pelo mediador, mas o público presente também formulou temas a serem apresentados aos debatedores. O pastor José Wellington contou que se matriculou na EBD no ano de 1942, quando tinha apenas oito anos de idade, e teve como professores seu irmão mais velho, Pr. Luiz Bezerra da Costa, e um presbítero, já bem idoso, que era analfabeto, mas ministrava a aula com muita unção. Declarou: “Na década de 40, não havia lições para crianças ou adolescentes, nem de professor. Era apenas um texto para toda igreja”. De acordo com nossa pesquisa, o segundo semestre de 1942 teve como comentarista da lição o irmão Adalberto Arraes, e o tema foi A Biografia do Novo Testamento. As Assembleias de Deus começaram a investir na EBD ainda em 1919, através de um suplemento no jornal Boa Semente, denominado ‘Estudos Dominicais’, que se tornaram as primeiras lições da EBD para uma igreja recém-estabelecida, com apenas oito anos de existência.

O pastor José Wellington Costa Júnior, ao comentar uma pergunta sobre a importância de os novos pregadores frequentarem a EBD, disse que há muitos modismos em nosso meio. Declarou: “Esse movimento de pegar na mão, abraça quatro, fala com cinco, profetiza para o seu irmão, não é de Deus, pois quem movimenta o culto é o Espírito Santo; o público presente deve ser respeitado pelo pregador”. Ainda em uma pergunta feita sobre a necessidade do obreiro ser frequentador da EBD, ele respondeu: “Essa pergunta é muito boa. Nas próximas reuniões do crivo, começaremos a atentar mais para esse particular. Acho que diáconos que não vêm à Escola Dominical, presbíteros que ficam dormindo em casa, pastores que ficam contando história da carochinha, precisam vir à Escola Dominical; quem não a frequenta, está perdendo tempo e seu ministério está ficando sem brilho”. O fórum terminou por volta das 21:30h, ainda com perguntas a serem feitas, mais com a promessa de que haverá novas datas para outros encontros semelhantes a este e em dias em que haverá um tempo maior, tanto para a divulgação como para a abordagem dos temas, para que especialistas da área de ensino tenham liberdade de discorrer amplamente sobre cada um deles. O pastor Elias Torralbo deu o seguinte depoimento: “Em nome da FAESP, agradeço a Deus primeiramente pela realização do 1º Fórum de EBD, assim como a nossa liderança, pastores José Wellington Bezerra da Costa e José Wellington Costa Júnior, pela ideia e iniciativa, e pelo apoio em prol da realização desse evento. Este Fórum marca um tempo especial para aqueles que semanalmente dedicam-se à causa do Mestre, na educação cristã e na formação de crentes de todas as idades, que militam para a realização do sucesso no aprendizado bíblico. Foram momentos de interação, de perguntas e respostas, de esclarecimento de dúvidas, da manifestação divina e de recebermos orientações de nossa liderança maior, estabelecendo-se, assim, um padrão para e EBD de nosso Ministério. As minhas impressões são as melhores possíveis e esperamos que Deus nos conceda novas oportunidades”.

Geisel de Paula

Geisel de Paula é repórter do site e jornal Ceifeiros em Chamas, bacharel em teologia pela Faesp.