AD Belém SP Notícias

18º Fórum de Ciências Bíblicas abre inscrições

18º Fórum de Ciências Bíblicas abre inscrições  O tradicional evento promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) acontece   nos dias 11 e 12 de agosto, no Centro de Eventos de Barueri (SP) 

A próxima edição do Fórum de Ciências Bíblicas vai falar sobre a Paz. Esse é o tema central desse ano em que a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) celebra “A Bíblia: O livro da Paz”. O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto, no Centro de Eventos de Barueri (SP).  

Depois de dois anos de pandemia e em meio a tantas catástrofes que assolam o mundo, o objetivo desse Fórum é estudar a Bíblia como o livro que promove a verdadeira paz.  

Entre os palestrantes estarão Marlon Winedt, consultor de tradução nas Sociedades Bíblicas Unidas; Cally Magalhães, missionária inglesa, pedagoga e psicodramatista; Matthias Grenzer, professor pós-doutorado em Teologia; Pr. Marcos de Almeida, professor e mestre em Ciências da Religião; e Paulo Teixeira, secretário de Tradução e Publicações da SBB.  

O evento também contará com alguns pockets – pequenas apresentações – mediados por representantes da SBB que tratarão de alguns projetos realizados pela organização. 

“A Bíblia é chamada de ‘livro da paz’. Nós queremos nessa edição do Fórum, trazer o conceito bíblico de paz. Um conceito muito mais complexo que o de ausência de guerras, mas a ideia de que podemos cultivar a paz em qualquer contexto por meio dos ensinamentos da Bíblia”, afirma o diretor executivo da SBB, Erní Seibert. 

O 18º Fórum de Ciências Bíblicas é aberto a professores e estudantes de Teologia, Ciências da Religião e Linguística, assim como outros estudiosos da Bíblia, lideranças religiosas e cristãos em geral. A inscrição custa R$ 40,00 e também há a opção de participar ao vivo e à distância. Todas as informações e inscrições estão no site: https://bit.ly/sbb-fcb2022

Confira, a seguir, a programação completa.  

Dia 11 de agosto – quinta-feira 

15h às 16h30 

Paz na terra – Perspectivas bíblicas para vivências de paz em meio a conflitos 

Paulo Teixeira: Secretário de Tradução e Publicações da SBB, bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia do Instituto Concórdia de São Paulo; bacharel em Letras (Linguística, Hebraico e Português) pela FFLCH-USP; especialista em Língua e Literatura Hebraica pela USP; especialista em Tradutologia e Administração Editorial pelo Summer Institute of Linguistics/University of Texas. 

16h40 às 17h 

Pocket 1: Dia da Bíblia 2022 – Marcos G. F. Silva, secretário de Distribuição e Coordenação das Regionais da SBB 

17h10 às 17h30 

Pocket 2: Rádio Bíblia SBB – Erní Seibert, diretor executivo e Juan Martinez, gerente de Comunicação Social da SBB 

17h40 às 18h 

Pocket 3: Projeto da Bíblia em Libras – Quéfren Moura, consultora de tradução da SBB   

INTERVALO 

19h30 às 20h15 

Comunicação acadêmica: O Verbete Shalôm no Léxico do Antigo Testamento Interlinear Hebraico-Português – Edson de Faria Francisco, autor do AT Interlinear Hebraico-Português   

20h20 às 21h50 

Um sogro favorável à paz 

Matthias Grenzer: Bacharel em Teologia pela Faculdade de Filosofia e Teologia dos Jesuítas em Frankfurt, Alemanha; mestre em História pela PUC-SP; doutor em Teologia Bíblica pela Faculdade de Filosofia e Teologia dos Jesuítas em Frankfurt, Alemanha e pós-doutor em Teologia pela PUC-Rio. É professor na Faculdade de Teologia da PUC-SP. Leciona na área de Literatura Bíblica, atuando nas disciplinas Exegese do Antigo Testamento (Pentateuco, Profetas e Livros Sapienciais), História de Israel e Hebraico Bíblico. Desde 2011, lidera o Grupo de Pesquisa TIAT (Tradução e Interpretação do Antigo Testamento). 

Dia 12 de agosto – sexta-feira 

15h às 15h20 

Pocket 4: Núcleo SBB de Atendimento Social – Emilene Araujo, gerente de Projetos Sociais da SBB 

15h25 às 15h45 

Pocket 5: Projeto Semeador – Guilherme Ribeiro, coordenador de Distribuição da SBB 

15h50 às 16h10  

Pocket 6: Programa Sócio Evangelizador – Gilvan Lima, coordenador de Desenvolvimento Institucional  

16h15 às 18h15 

Buscando a paz com Onésimo em nosso tempo 

Marlon Winedt: formado em Teologia e Filosofia pela Universidade de Steaubenville, OH, é doutor em Filosofia pela Universidade de Tilburg e pós-graduado em Linguística e em tradução bíblica pela Universidade de Amsterdam. Marlon tem sido consultor de tradução nas Sociedades Bíblicas Unidas por mais de 30 anos e também é professor associado da Global University de Missouri. Marlon é casado com Sandra Winedt, têm três filhos e vivem em Curaçao. 

INTERVALO 

A Paz segundo Jesus, em João 20  

Marcos de Almeida: Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Professor e assistente de coordenação na EDESP, Rede de Educação Batista, Faculdade Teológica Batista de São Paulo (FTBSP), cursos de Graduação, Pós-graduação e EaD. Professor no Seminário Teológico do Servo de Cristo (STSC). Leciona as disciplinas de Grego, Exegese do NT, Hermenêutica, Estudos de contexto do Mundo Antigo, Teologia Bíblica e Sistemática. É pastor na Igreja Bíblica Evangélica da Comunhão em São Paulo.   

SERVIÇO 

18º Fórum de Ciências Bíblicas  

Tema: A Bíblia: O livro da Paz 

Data: 11 e 12 de agosto de 2022 

Horário: Das 15h às 21h50 

Local: Centro de Eventos de Barueri (SP). 

Endereço: Av. Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri – SP 

Investimento: R$ 40,00 

Inscrição: https://bit.ly/sbb-fcb2022 

Informações: (11) 3474-5872, (11) 3474-5785 ou sbb.org.br 

A SBB 

Desde 1948, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) tem a missão de “semear a Palavra que transforma vidas”. Trata-se de uma organização beneficente, sem fins lucrativos, assistencial e cultural. Sua finalidade é divulgar a Bíblia e a sua mensagem, tornando-a relevante para todas as pessoas. Para isso, traduz, produz e distribui a Bíblia — além de incentivar sua leitura e estudo — e desenvolve programas sociais que atendem a populações em situação de risco e vulnerabilidade social. 

Informações para a imprensa:  

Sociedade Bíblica do Brasil