AD Belém SP Missões

Projeto da AD em São Paulo constrói casa popular

O Projeto Almas para Deus doou a primeira de 40 casas populares que vão abrigar 200 crianças e suas famílias no sertão nordestino

Há três anos o projeto Almas para Deus faz ação missionária no povoado do Jacú, Poço das Trincheiras, em Maceió/AL. Através do evangelismo infantil, os coordenadores, presbítero Edcarlos e sua esposa Kaliane Maforte, conheceram a realidade de 200 crianças que residem no povoado. As casas da comunidade são feitas de pau a pique, técnica de construção que utiliza galhos de árvores e barro, e algumas, chegam a 1,5 metros de altura, obrigando os moradores a se locomoverem curvados entre um cômodo e outro.

Antiga casa da família Barros

A irmã Kaliane explicou que este foi um dos motivos que despertou o interesse de iniciar a construção. “Vimos a necessidade de construir casas após conhecermos a realidade das crianças que aceitaram Jesus por meio do nosso trabalho. Elas vão à escolinha. Na igreja, recebem o nosso apoio, mas quando voltam para a realidade delas, retornam para suas casinhas, algumas tem 1,5 metros de altura, são tão pequenas que temos que entrar curvados, e o calor lá é extremo, chega a 40 graus.”

O povoado do Jacú recebeu a primeira casa, entregue para a família Barros, composta por 10 pessoas. Júlia Barros, de 6 anos, aceitou a Cristo e é assídua aos cultos. Foi através de Júlia que o Almas para Deus chegou a sua família. “A Júlia e seus dois irmãos aceitaram Jesus no primeiro ano em que estivemos no povoado. Júlia tem seis anos e é muito dedicada, não perde os cultos. Através da vida dela enxergamos a necessidade de sua família. Eles são em 10 ao todo e precisavam sair daquela situação precária. Fora as condições da casa, eles não tinham alimentação e dignidade”. Disse Kaliane.

O Projeto Almas para Deus espera construir e entregar aproximadamente 40 casas no Jacú e povoados vizinhos e dar dignidade aos moradores. A casa entregue a família Barros foi construída em 44 dias a um custo estimado de R$ 58 mil. O Almas para Deus contou com a parceria de empresários para a construção. A casa tem três quartos, sala, cozinha, banheiro e foi entregue mobiliada no dia 20 de maio. Na ocasião, o pastor Lélis Washington Marinhos participou da cerimônia de entrega das chaves representando o Presidente do Ministério do Belém Pr. José Wellington Bezerra da Costa. 

Pr. Lélis Marinhos representou o pr. José Wellington durante a cerimônia da entrega das chaves

Antes do início da construção da casa, o Projeto almas para Deus reformou a igreja Assembleia de Deus do povoado do Jacú. Segundo relatos, o templo estava em condições precárias. O Projeto colocou o piso do templo, construiu rampa de acesso para cadeirante, além de reformar os banheiros. A atitude trouxe esperança aos sertanejos, acostumados a falsas promessas feitas por políticos e religiosos. A reforma da igreja somado a entrega da primeira casa, deixa no coração dos habitantes de Poço das Trincheiras a certeza de que dias melhores estão por vir.