Colunistas Missões

2020 TEM RECORDE DE INTERAÇÃO DE PESSOAS DO ORIENTE MÉDIO COM PROGRAMAS CRISTÃOS

Embora 2020 tenha sido um ano extraordinariamente difícil para muitos, também foi o momento em que Deus se moveu de maneiras extraordinárias tanto no Brasil como no Oriente Médio e Norte da África; ali vimos grande interesse das pessoas pela Bíblia Sagrada. O crescente envolvimento de telespectadores com os canais cristãos da SAT-7 mostra que, em meio a COVID-19, o desejo de conhecer Cristo, compartilhado via satélite, tocou mais pessoas do que nunca.

Ao iniciarmos o ano novo, a TV Missionária SAT-7 olha para 2020 como um ano recorde de interações entre os telespectadores e as equipes de apoio ao público. Depois que o Oriente Médio e o Norte da África (MENA) começaram a enfrentar o desafio da COVID-19 em março, um aumento de 30% no envolvimento do público* para a SAT-7 em geral mostrou quantos recorreram a programas cristãos em busca de apoio.

O crescimento foi especialmente marcado para os canais que atendem aos telespectadores turcos e crianças que falam árabe, e para os programas de educação da SAT-7 ACADEMY. O envolvimento do público com o canal SAT-7 KIDS aumentou em 90% (para 47.300 contatos). Os contatos para o canal turco, SAT-7 TURCO, aumentaram 120% (para 25.300), e o engajamento do público com a SAT-7 ACADEMY aumentou em 328% (para 47.500). Entre janeiro e setembro de 2020, a SAT-7 recebeu 310.000 contatos do público no total, quase um terço a mais do que durante o mesmo período em 2019.

Enquanto milhões na região enfrentavam meses de bloqueio da COVID-19 e seus graves efeitos na saúde e na renda, muitos dependiam da SAT-7 como uma fonte confiável de apoio espiritual e emocional, companheirismo e até conselhos de saúde.

Desde o início da pandemia, e mesmo quando uma explosão em Beirute causou destruição em massa e trauma, os estúdios da SAT-7 no Líbano, Egito, Turquia, Chipre e Reino Unido resolveram manter o máximo possível de programação ao vivo. Nossa crença é que o essencial é permanecermos ao lado de nossos milhões de telespectadores em tempos confusos e desconhecidos.

Rita El-Mounayer, CEO da SAT-7 Internacional, disse: “Quase um quarto de século atrás, Deus nos abençoou com a oportunidade de usar a televisão por satélite como uma nova forma de compartilhar sua Palavra. Ao longo dos anos, desde então, a SAT-7 tem sido uma tábua de salvação vital para cristãos isolados em todo o Oriente Médio e Norte da África, com a apresentação de programas educacionais para aqueles que não têm acesso à educação e mensagens espirituais e de ensino da Bíblia para conectar os espectadores na adoração.

“A incrível bênção deste ano foi servir a pessoas da região enquanto enfrentavam desafios sem precedentes”.

Enquanto o mundo luta contra a pandemia, o valor da televisão para conectar e apoiar os telespectadores permanece em primeiro plano. A SAT-7 continua a abrir um caminho à frente em 2021, inclusive com o lançamento histórico de seu novo serviço de vídeo on-demand (similar ao Netflix todo em conteúdo cristão para os falantes do árabe, turco e persa) e uma nova estratégia para envolver os espectadores nas redes sociais.

“A SAT-7 continua seu trabalho para levar o Evangelho a mais lares, disse El-Mounayer, para apoiar mais famílias à medida que dão as boas-vindas a Cristo em suas vidas e conceder o encorajamento espiritual tão necessário no mundo de hoje, enquanto as pessoas ficam em casa e continuam a buscar recursos para educação, entretenimento e comunhão espiritual”.

*A SAT-7 define o engajamento do público como uma ou mais trocas entre um espectador e uma equipe de relacionamento, por meio de ligações, mensagens de texto ou pelas redes sociais, a fim de atender a uma pergunta ou tópico.

28/12/2020 SAT-7Ação Social, Canais, Programas, SAT-7 Arabic, SAT-7 Kids, SAT-7 PARS, SAT-7 TURCO, Testemunho apoio ao público, engajamento dos espectadores, feedback dos espectadores, números recordes, SAT-7

Contextualizando

Durante o ano de 2020, nós, cristãos brasileiros, experimentamos a dificuldade de não poder ir à igreja e tivemos como única saída, para participar dos cultos e da Escola Dominical, acompanhar as transmissões de nossas igrejas pela TV, computador ou telefone celular.

Esta tem sido a realidade vivida por cristãos que moram no Oriente Médio e Norte da África a muitos anos. Imagine um local tão inóspito e repressivo, onde você não pode dizer abertamente que é um seguidor de Cristo. Neste ambiente, a igreja não pode encontrar-se para realizar cultos com liberdade; assim, a solução tem sido esta estratégia missionária revolucionária: as transmissões via TV por Satélite pela SAT-7.

Hoje, muitos novos convertidos, ao chegarem em suas casas, ligam seu aparelho de TV; diversos deles pertencem a uma família ou um grupo social onde simplesmente declarar-se cristão é, por si, motivo de perseguição e até morte.

Neste ambiente, nossos irmãos encontram conteúdo sadio, agradável, consolador. Desde ensinos bíblicos, a programas com louvores, entrevistas, novelas cristãs, aconselhamento e possibilidades de interação.

Muitos têm vindo ao Senhor Jesus pela nossa parceira, a TV SAT-7. Ganhamos almas para Jesus, apoiamos os novos convertidos e incentivamos a Igreja de Cristo em sua Jornada. 

As Assembleias de Deus, pela CGADB, adotaram a SAT-7 como uma de suas principais estratégias missionárias para alcançar os povos dentro do Oriente Médio e Norte da África. Você também pode apoiar esta missão; acesse www.sat7brasil.org/envolva-se.

O Pr. Reinaldo está à disposição das igrejas no Estado de São Paulo, para falar sobre esta maravilhosa estratégia missionária. Entre em contato pelo whatsapp (11)972771590. E_mail  [email protected]

Pr. Reinaldo dos Santos

Reinaldo dos Santos é Pastor, Ministro do Evangelho na Igreja Assembleia de Deus em Barueri/SP Ministério do Belém, em auxílio ao Pr. Paulo Lucas Sacramento. Doutorado em Ministério pelo CPAJ Mackenzie/RTS USA; MBA Planejamento Estratégico (IPEC SP); Engenheiro Eletricista com especialidade em Telecomunicações (FESP SP). É Diretor Executivo da SAT-7 Brasil www.sat7brasil.org e www.sat7.org / Docente do Instituto Haggai www.haggai.com.br / Presidente Nacional da Aberimest www.aberimestbrasil.org / Professor de Telecomunicações FIEB https://fieb.edu.br

[email protected]
+55(11) 9-7277-1590