Colunistas

A esperança vive na Síria – Famílias transformadas pelo amor

Em meio à instabilidade e à crise humanitária que ainda assola a Síria, uma faísca de esperança brilha em um centro infantil em Damasco, onde os professores usam programas e músicas da TV Cristã, SAT-7 KIDS para ajudar a ensinar crianças que viveram e presenciaram conflitos e, com suas famílias, e foram obrigadas a se mudar para outros lugares, muitos vivendo como refugiados.
“Onde está Deus? Por que Ele está deixando essas coisas acontecerem? Como podemos ter esperança no futuro? O que irá acontecer?” Em 2020, essas questões prevaleciam nos corações de milhões de pessoas afetadas pela pandemia, pelo desemprego e pelo aumento da pobreza. Mas na Síria, um país que era próspero e foi reduzido à devastação, as pessoas fazem as mesmas perguntas há quase uma década.


No entanto, mesmo em meio à escuridão do conflito e do deslocamento, o desespero está se transformando em esperança. Em um centro infantil em Damasco, onde professores cristãos trabalham com famílias que tiveram que mudar-se para os campos de refugiados, crianças e pais estão passando por uma transformação. “Uma mãe veio pela primeira vez ao centro infantil cheia de medo”, diz Sarah, uma professora do centro. “Mas depois de dois meses, um dia ela disse: ‘O que você está ensinando meu filho? Ele está cheio de alegria, ele mudou muito! Eu quero o que meu filho tem. ‘Ela estava fazendo essas perguntas, porque seu filho chegava em casa todos os dias cheio de alegria e esperança e compartilhava o que aprendeu com sua família”.


No centro infantil, onde geralmente 50 famílias frequentam por seis meses seguidos, os professores usam a programação da TV Cristã SAT-7 KIDS em seu currículo escolar. “Tocamos episódios ou músicas sobre um assunto como perdão ou confiança em Deus e depois discutimos o assunto com as crianças”, diz Sarah. Durante a pandemia, o centro infantil continuou a trabalhar com crianças atendidas em grupos menores ou individualmente com seus pais. “Às vezes, passamos tempo com os pais, ajudando-os a entender o que seus filhos estão aprendendo e o que estão sentindo. Alguns pais nos dizem: ‘Só encontramos paz quando nos sentamos aqui com vocês’”. Muitos pais, Sarah compartilha, se tornaram cristãos (receberam Jesus como seu Salvador) depois de verem a mudança em seus filhos.


Ondas de esperança


Frequentemente, as crianças chegam ao centro infantil lutando com o impacto pela qual passaram. “Muitas crianças não conseguem compartilhar ou expressar seus sentimentos”, diz Sarah. “Outros adotaram hábitos e crenças que os impedem de sentir felicidade e alegria”. Ela descreve uma criança que tinha medo de dizer “bom dia”, porque havia sido ensinada que tentar o destino dessa forma faria com que Deus a incendiasse. “Isso é o que eles aprendem com suas próprias famílias: temer a Deus e que Ele os odeia”, explica Sarah.

Mas, por meio de brincadeiras e ensino sobre o amor de Deus, as crenças prejudiciais das crianças gradualmente desaparecem, permitindo que questões comportamentais e emocionais sejam abordadas. Sarah descreve a mudança em um menino que inicialmente se comportou de maneira muito agressiva com as outras crianças. “Depois de duas semanas, a mãe dele me disse que o menino vai para casa e ensina aos irmãos tudo o que aprende aqui. Ela disse: ‘Eu te dei um filho e ele mudou toda a família’”.
A própria Sarah cresceu assistindo aos programas da TV Cristã SAT-7 KIDS e agora, como adulta, trabalha para fazer a diferença na vida das crianças; ela também assiste ao programa de aconselhamento parental da TV SAT-7 ÁRABE, The Coach. “Adoro este programa e como o apresentador ajuda os pais a apoiar os filhos. O programa me ajudou, como professora, a saber como lidar com as crianças e como ajudar as famílias do centro infantil”.


Apoie as crianças na Síria
Junto com a irradiação do amor de Deus para os lares familiares em todo o Oriente Médio, a TV SAT-7 visa formar parcerias e equipar mais centros com programas que ajudam crianças e famílias em dificuldades a crescer por meio do amor de Deus.
Se você deseja ajudar a TV SAT-7 em levar a Palavra de Deus às famílias e às crianças da Síria, acesse o site da SAT-7 www.sat7brasil.org/envolva-se. Torne-se um parceiro.

Pedido de Oração
● Por favor, ore pelas crianças e famílias na Síria. Mesmo que ainda haja muito trabalho a ser feito para restaurar o país, ore para que, durante essas dificuldades, as famílias testemunhem o amor e a provisão de Deus em suas vidas e sintam-se em paz, sabendo que Deus os ama.
● Por favor, ore para que Deus continue abrindo portas para os programas da SAT-7 para serem usados por centros infantis e ONGs que atendem aos necessitados.
● Agradeça a Deus por jovens como Sarah que, apesar do risco da pandemia e da violência contínua, estão optando por ficar na Síria e servir sua comunidade com valores e esperança, ajudando a mudar o futuro da região, começando pela vida das crianças.


Vale a pena lembrar
A Síria é um país incrível, local onde encontramos um dos berços do cristianismo. Foi ali, em uma de suas cidades, em Antioquia, onde os seguidores de Jesus são pela primeira vez chamados de cristãos, conforme encontramos escrito em Atos 11.26: “E sucedeu que em todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”.
Nesta região, hoje, há muitos impedimentos para a pregação do Evangelho, mas a TV Cristã por Satélite SAT-7 tem rompido barreiras, transmitindo o amor de Deus, entrando nos lares, caindo na graça dos homens e a cada dia o número de pessoas que estão conhecendo o Senhor Jesus tem aumentado, como aconteceu em Atos 2.47.

Pr. Reinaldo dos Santos

Reinaldo dos Santos é Pastor, Ministro do Evangelho na Igreja Assembleia de Deus em Barueri/SP Ministério do Belém, em auxílio ao Pr. Paulo Lucas Sacramento. Doutorado em Ministério pelo CPAJ Mackenzie/RTS USA; MBA Planejamento Estratégico (IPEC SP); Engenheiro Eletricista com especialidade em Telecomunicações (FESP SP). É Diretor Executivo da SAT-7 Brasil www.sat7brasil.org e www.sat7.org / Docente do Instituto Haggai www.haggai.com.br / Presidente Nacional da Aberimest www.aberimestbrasil.org / Professor de Telecomunicações FIEB https://fieb.edu.br

[email protected]
+55(11) 9-7277-1590