Colunistas

Bonitos exemplos de solidariedade

Em meio a todas as dificuldades advindas da pandemia, uma das atitudes mais bonitas que se pode observar é a solidariedade. A solidariedade é, justamente, o oposto do que as dificuldades, muitas vezes, provocam no ser humano.

Em tempos de crise, muitas pessoas se fecham em si mesmas e abandonam as atitudes de amor ao próximo, procurando cuidar em primeiro lugar de seus próprios interesses. No meio da pandemia, não faltaram notícias de pessoas desonestas que procuraram levar vantagem explorando a fragilidade dos outros. Não faltaram notícias de falsificação de produtos como álcool em gel ou aumentos indevidos de preços. No início da pandemia, alguns produtos, como papel higiênico, faltaram porque muitas pessoas superestocaram suas casas, sem pensar que o produto poderia faltar para os outros. O egoísmo, a avareza, a despreocupação com o próximo estavam presentes nesse período.

Mas também apareceram inúmeros exemplos de pessoas que, por sua fé em Cristo, se revestiram de toda armadura de Deus (Efésios 6.13-18) e praticaram as obras do Espírito (Gálatas 5.22-26). Vou citar alguns exemplos, sem mencionar os nomes das pessoas. Em Manaus, quando a epidemia atingiu um número muito alto de mortos, um pastor corajosamente prontificou-se a ir ao cemitério, para levar uma palavra de conforto da Bíblia aos familiares dos falecidos. Antes, ele passou na Sociedade Bíblica do Brasil, para ter material bíblico para distribuir. O efeito desse gesto foi enorme. No cemitério, começou a reinar um espírito de paz em vez de revolta. E, quando compartilhei essa atitude nas mídias sociais, imediatamente uma irmã, que mora no Rio de Janeiro, entrou em contato para fazer uma doação, para que não faltassem Bíblias para serem distribuídas. Exemplos bonitos, em meio à pandemia.

Em várias cidades, igrejas se mobilizaram para distribuir alimentos aos necessitados. Muitas delas incluíram Bíblias nessas doações, para que, além da comida para o corpo, fosse distribuído o alimento para o espírito dos necessitados. Milhares de Bíblias foram, assim, distribuídas junto com as cestas básicas. Belos exemplos de amor ao próximo.

Ao longo de toda essa pandemia foram inúmeros os exemplos. Da parte da Sociedade Bíblica do Brasil, queremos agradecer a todos os doadores pelo seu apoio. A todos os que oraram por este trabalho, muito obrigado. Os pedidos de auxílio que a Sociedade Bíblica recebeu foram maiores do que sua capacidade de auxiliar. Mas os muitos exemplos de solidariedade nos inspiraram a seguir lutando pela Causa da Bíblia. A Bíblia não pode faltar nas mãos das pessoas.

Se você quer conhecer mais sobre o que está acontecendo, procure pela Sociedade Bíblica do Brasil nas mídias sociais. E se você quiser ajudar para que a Bíblia não falte, entre no site www.sbb.org.br/sos. Que Deus abençoe a todos aqueles que se dispuseram a orar pela Causa da Bíblia. Que Deus abençoe a todos aqueles que puderam doar para que as Bíblias não faltassem em meio às dificuldades.

Erní Walter Seibert

Erní Walter Seibert é diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil, dourtor em ciências da religião e diretor do Museu da Bíblia.