Colunistas

SÍRIA: APÓS 10 ANOS DE CONFLITOS

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NESTE PAÍS HISTÓRICO PARA O CRISTIANISMO

Já se passaram dez anos desde o início da violência na Síria, que começou quando um grande conflito estourou em 15 de março de 2011, após protestos que fizeram parte da ampla “Primavera Árabe”. Muitos conflitos armados, invasões, mortes, milhões de pessoas fogem e se refugiam em outros países. Como nós, cristãos, estamos ajudando as crianças ali?

Mesmo após uma década do início da guerra civil na Síria, uma crise humanitária continua a assombrar os sírios e os países que acolhem os milhões de refugiados deste país histórico. Na Síria de hoje, a Infraestrutura dos serviços públicos e sua economia são frágeis e tem piorado ainda mais com os efeitos da pandemia. Mas uma bênção de Deus tem sido mantida para a educação de milhões de crianças. Ali, a SAT-7 ACADEMY se adapta, mobilizando modelos instrucionais de ponta para apoiar as crianças.

Pelo menos 4.200 escolas na Síria foram danificadas, destruídas, militarizadas ou usadas como abrigos por pessoas deslocadas internamente. Uma em cada três crianças na Síria estava fora da escola no final de 2019. No Norte da Síria, a pandemia recentemente empurrou esse número para duas em cada três. Os países que têm acolhido refugiados sírios, como o Líbano, também estão pressionados para fornecer serviços básicos, incluindo a educação, o que nem sempre é possível.

Em resposta direta a essa catástrofe humanitária, a estratégia missionária para o Oriente Médio e Norte da África, parceira da CGADB, refiro-me a SAT-7, vem operando via TV por Satélite, com pregação do Evangelho e prestação de serviços. Neste sentido, criou os programas de educação básica e cristã chamados de SAT-7 ACADEMY, que foi lançado em 2017, para ajudar a aliviar o impacto dos conflitos na educação das crianças vulneráveis, cuja escolaridade foi interrompida.

Por exemplo, o programa My School (Minha Escola) forneceu instrução regular em matemática, ciências, árabe, inglês e francês, e as crianças puderam continuar crescendo e se desenvolvendo, junto com o ensino fundamental do programa, que, além de levar educação escolar, apresenta o caminho de paz, alegria e perdão que é encontrado no Senhor Jesus. O aluno Akram diz: “A Sra. Grace é incrível. Eu faço as aulas dela todos os dias. Na verdade, toda a minha família assiste às aulas dela. Amamos muito todos os professores”. O consultor educacional Roy Saad compartilha o que representa esse apoio. “Temos nos empenhado para fornecer a esperança e o ensino que elas não estão tendo. E nós as salvamos da possibilidade muito alta de abandono”, disse Roy.

Olhando para o futuro, para 2022, as crianças devem ser equipadas com habilidades especiais para criar sociedades funcionais à medida que atingem a maioridade. Como resultado, no próximo ano, o currículo de My School irá incorporar tópicos psicossociais, educação financeira, direitos da criança, direitos humanos, tolerância, resiliência, comunicação. A SAT-7 Kids trará os valores da palavra de Deus e entretenimento sadio.

A SAT-7 também está lançando Líbano – Nossa História, um projeto no qual um grupo diversificado de jovens no Líbano, incluindo refugiados sírios, trabalharão juntos para superar as divisões sociais, desenvolvendo novas narrativas positivas. Este projeto, que começou em março de 2021, é financiado pelo governo dinamarquês e executado em colaboração com a Sociedade Bíblica Dinamarquesa e o Centro para o Desenvolvimento Baseado na Igreja.

Síria hoje

Na primavera árabe de 2011, os manifestantes expressaram queixas contra o presidente sírio, Bashar al-Assad. O mantra sinistro ecoado pelos partidários de Assad no início do conflito, “Assad ou queimamos o país”, foi um verdadeiro indicador dos destroços iminentes. Mais de 200.000 vítimas humanas ocorreram no conflito. A luta diminuiu, mas as consequências estão longe de terminar.

Para apoiar a SAT-7 acesse www.sat7brasil.org/envolva-se

Pr. Reinaldo dos Santos

Reinaldo dos Santos é Pastor, Ministro do Evangelho na Igreja Assembleia de Deus em Barueri/SP Ministério do Belém, em auxílio ao Pr. Paulo Lucas Sacramento. Doutorado em Ministério pelo CPAJ Mackenzie/RTS USA; MBA Planejamento Estratégico (IPEC SP); Engenheiro Eletricista com especialidade em Telecomunicações (FESP SP). É Diretor Executivo da SAT-7 Brasil www.sat7brasil.org e www.sat7.org / Docente do Instituto Haggai www.haggai.com.br / Presidente Nacional da Aberimest www.aberimestbrasil.org / Professor de Telecomunicações FIEB https://fieb.edu.br

[email protected]
+55(11) 9-7277-1590