Colunistas

URGENTE – OREMOS PELOS CRISTÃOS ATEMORIZADOS NO AFEGANISTÃO

A SAT-7 pede oração urgente pelo Afeganistão, especialmente para os cristãos que correm o risco de tortura e execução e pedem aos cristãos que sejam sua voz. “As pessoas estão apavoradas, todo mundo está com medo”, diz Fariba, uma irmãzinha em Cristo. “Tenho 16 anos e não aguento o que está acontecendo ao meu redor. Estou clamando a Deus agora”.

“Por favor, orem com urgência pelo povo do Afeganistão, especialmente por nossos irmãos em Cristo. Eles temem por suas vidas e alguns receberam ameaças de morte. O que já era um custo muito alto de discipulado, tornou-se uma ameaça iminente à segurança. A SAT-7 está respondendo com transmissões ao vivo para oferecer apoio e oração. Por favor, junte-se conosco neste momento de emergência”, disse a CEO Internacional da SAT-7, Rita El-Mounayer.

Alguns irmãos relataram que tentaram fugir do país desde que o talibã assumiu o controle de Cabul, mas não conseguiram. Os que permaneceram, estão sob imensa pressão, com alguns compartilhando que, se sua fé for descoberta, eles esperam ser torturados para obter informações sobre outros cristãos ou condenados à morte.

Recebemos um contato de um irmão anônimo, telespectador do canal SAT-7 PARS, que nos disse: “Como cristãos, estamos em perigo real. Infelizmente, nos últimos dois ou três dias, minha família e eu recebemos ameaças de morte. Nesta situação crítica, não tenho outra maneira a não ser fugir do país. Por favor, sejam nossa voz; por favor, ajude-nos a ser ouvidos, para que possamos fugir deste inferno o mais rápido possível”.

Outro irmão, Jahan, disse: “Faz um ano que eu aceitei Jesus. A situação de Cabul é terrível. A vida da minha filha e a minha estão em perigo… Minha filha tem oito anos. Ela não tem mais ninguém, exceto eu. Consegui um aparelho de telefone e entrei em contato com a SAT-7”.

Além de estar lá para orar e ouvir aqueles que podem entrar em contato com a SAT-7, o canal Persa, SAT-7 PARS, está respondendo com uma programação especial, incluindo um programa de satélite ao vivo, transmitido desde segunda-feira, 23 de agosto. A transmissão aborda a situação, guia os espectadores em oração e amplifica as vozes das pessoas do Afeganistão, bem como destaca as lutas terríveis das pessoas na crise da COVID-19 no Irã. Este programa segue uma transmissão ao vivo anterior nas redes sociais em 17 de agosto, chamada Oração pelo Afeganistão.

O canal SAT-7 PARS também exibe um número de contato nas telas dos telespectadores, convocando falantes da língua persa para orar em todas as suas transmissões e nas redes sociais. Cristãos que falam árabe e turco em todo o Oriente Médio e Norte da África também estão respondendo a pedidos de oração.

“Nossos irmãos e irmãs estão nos pedindo para sermos sua voz e acreditamos no poder da oração”, continua Rita El-Mounayer. “Precisamos orar, para que os cristãos encontrem um lugar seguro; que eles sejam capazes de seguir Jesus sem medo de morrer. Por favor, ore pela paz e por proteção contra a brutalidade e opressão. Ore pelas mulheres no Afeganistão, que enfrentam tantas perdas. Por favor, junte sua voz à de nossos irmãos e irmãs, enquanto clamamos a Deus por proteção e justiça”.

Relembrando a história recente

Na época da Guerra Fria (USA x URSS), o Afeganistão foi invadido pela União Soviética. Em 1979, muitos jovens afegãos foram enviados ao Paquistão para estudos teológicos islâmicos, quando surge assim a raiz do que viriam a ser os talibãs (talibã quer dizer estudante).

Os talibãs foram militarmente equipados e treinados pelos USA, que usavam a estratégia do adágio popular que diz: “O inimigo do meu inimigo é meu amigo”. Assim os talibãs, com este forte ideal, agora armados, enfrentaram os soviéticos e, em 1996, o grupo fundamentalista religioso consegue vencer seus inimigos e assume o controle do Afeganistão.

Em 2001, os USA invadiram o Afeganistão na caçada a Osama Bin Laden, e ficaram no controle do país até 30/08/2021. Nas últimas semanas, iniciaram sua retirada do país, quando deixaram um presidente em Cabul, o exército afegão treinado e equipado. Contudo, as forças talibãs dominavam cerca de 70% do país desde 2008. Assim, com a saída dos USA, não levou uma semana para que os talibãs invadissem Cabul (capital) e tomassem o controle do Afeganistão novamente.

A gestão talibã é pautada por grande extremismo religioso; neste ambiente, as mulheres não podem andar nas ruas sozinhas; são obrigadas a vestir uma roupa chamada de “HiJAB”, que cobre todo o corpo, inclusive os olhos (enxergam por uma telinha). Cristãos convertidos do islamismo são perseguidos, torturados e mortos, por serem considerados infiéis. Meninas a partir de 15 anos são entregues para casamento com homens adultos. Esta é uma época muito difícil e sem liberdade religiosa.

A SAT-7 está presente em todo o Afeganistão, a fim de levar uma programação com conteúdo cristão, estudos bíblicos, discipulado, músicas, filmes e apoio aos irmãos e povo afegão.

Muitos e muitos cristãos ali, servem ao Senhor sem poderem revelar-se sequer às suas próprias famílias e agora, com a retomada do poder por fundamentalistas religiosos, os irmãos, as mulheres e as crianças, principalmente as meninas, estão sob grande tensão. 

Veja este pedido de oração de uma das apresentadoras da SAT-7 https://youtu.be/ibL0qhVKn38

Pr. Reinaldo dos Santos

Reinaldo dos Santos é Pastor, Ministro do Evangelho na Igreja Assembleia de Deus em Barueri/SP Ministério do Belém, em auxílio ao Pr. Paulo Lucas Sacramento. Doutorado em Ministério pelo CPAJ Mackenzie/RTS USA; MBA Planejamento Estratégico (IPEC SP); Engenheiro Eletricista com especialidade em Telecomunicações (FESP SP). É Diretor Executivo da SAT-7 Brasil www.sat7brasil.org e www.sat7.org / Docente do Instituto Haggai www.haggai.com.br / Presidente Nacional da Aberimest www.aberimestbrasil.org / Professor de Telecomunicações FIEB https://fieb.edu.br

[email protected]
+55(11) 9-7277-1590